::. Notícias
Postado em 12/12/2016 as 15:36:07  
Toxoplasmose é tema da "Entrevista Farmacêutica"

Doença infecciosa congênita ou adquirida, a Toxoplasmose, causada pelo Toxoplasma gondii, um parasita unicelular e dos mais comuns, no mundo, pode não provocar sintomas em grande parte das pessoas saudáveis infectadas. Contudo, pode trazer gravíssimas consequências, como pneumonia, cegueira, miocardite e morte a pacientes imunodeficientes. E mais: pesquisadores citam a Toxoplasmose cerebral como um componente frequente da AIDS. Quando congênita, a doença pode levar à má-formação do feto, ao parto prematuro, ao aborto e à morte do bebê, ao nascer.

É conhecida como “doença do gato”, pelo fato de o parasita Toxoplasma gondii ser encontrado principalmente nas fezes de gatos e outros felinos. Homens e outros animais podem igualmente hospedar o protozoário. A doença apresenta diferentes manifestações e pode ser curada.

A Toxoplasmose é o tema da “Entrevista Farmacêutica” desta quarta-feira (14.12.16). Para falar sobre a doença (mecanismos de transmissão, manifestações, diagnóstico, tratamento e prevenção), convidamos DR. JOSÉ GILDO DA SILVA.

Farmacêutico-bioquímico com pós-graduação em Docência do Ensino Superior e especialista em Citologia Clínica, DR. JOSÉ GILDO atua como professor de Parasitologia Clínica e Citologia Clínica da Faculdade de Farmácia do Centro Universitário CESMAC, em Maceió (AL). É conselheiro federal de Farmácia pelo Estado de Alagoas e diretor secretário-geral do Conselho Federal de Farmácia.

A “Entrevista Farmacêutica” vai ao ar, a partir das 15h30, pela "Rádio Nacional da Amazônia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por mais de 2 mil emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

Resultado de um esforço conjunto do CFF e da "Rádio Nacional da Amazônia"/EBC, a “Entrevista Farmacêutica” tem o objetivo de levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Assim, você acessará a página da EBC. Em seguida, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a Entrevista Farmacêutica.

Fonte: CFF

 
::. Notícias
 
 
CENTRAL DE ATENDIMENTO
Av. Almirante Barroso, 788
Bairro: Marco - Belém/PA
CEP: 66090-000
[91-3239 9500]
crfpa@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL SUDESTE
Rod. Transamazônica, Km 2, Folha 32, Casa A. Bairro: Nova Marabá. Marabá-PA
CEP: 68507-765
[94 - 3321-8233]
sudeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL OESTE
Rua Dom Amando, nº 1310
Bairro: Santa Clara - Santarém/PA
CEP: 68010-080
[93 - 3522 7374]
oeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h