::. Notícias
Postado em 24/04/2017 as 15:02:39  
ENTREVISTA FARMACÊUTICA: obesidade cresce 60%, no Brasil, e é desafio para farmacêuticos

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde (MS), no dia 17.04.17, revelam que, em dez anos, a obesidade cresceu 60%, no Brasil. As informações são inéditas e fazem parte da pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), sistema do MS, realizada, em todas as capitais brasileiras, de fevereiro a dezembro de 2016. A prevalência da alta obesidade está ocorrendo inclusive entre os mais jovens. Segundo a pesquisa, o crescimento da obesidade é um dos fatores que pode ter contribuído para a expansão da diabetes e da hipertensão entre os brasileiros. O que está por trás do crescimento tão grande - e em tão pouco tempo - da obesidade, no País? Como se prevenir e como combatê-la? Qual o nível de relação entre a obesidade e uma série de doenças?

A obesidade é um desafio para os farmacêuticos. Que cuidados clínicos os profissionais podem empregar em seu combate e no das doenças a ela relacionadas? Que ações podem desenvolver, como educadores em saúde, para ajudar na prevenção e tratamento da obesidade?

A “Entrevista Farmacêutica” da próxima quarta-feira (26.04.17) terá por tema a obesidade. A entrevista vai ao ar, ao vivo, a partir das 15h30, pela "Rádio Nacional da Amazônia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por 2.205 emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

Convidamos o DR. WILLIAM PERES para falar sobre o assunto no qual é uma autoridade. Farmacêutico com doutorados em Fisiologia Humana pela USP (Universidade de São Paulo) e em Ciências Biológicas pela Universidade de Leon, na Espanha, PERES tem, ainda, pós-doutorado em Neurofisiologia do Estresse pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como professor de Bioquímica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (RS) e preside a Comissão de Ensino do Conselho Federal de Farmácia. É, também, conselheiro federal de Farmácia suplente pelo Rio Grande do Sul.

A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do CFF e da "Rádio Nacional da Amazônia"/EBC e tem o objetivo de levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO
. Assim, você acessará a página da EBC. Em seguida, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.

Fonte: CFF


 
::. Notícias
 
 
CENTRAL DE ATENDIMENTO
Av. Almirante Barroso, 788
Bairro: Marco - Belém/PA
CEP: 66090-000
[91-3239 9500]
crfpa@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL SUDESTE
Rod. Transamazônica, Km 2, Folha 32, Casa A. Bairro: Nova Marabá. Marabá-PA
CEP: 68507-765
[94 - 3321-8233]
sudeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL OESTE
Rua Dom Amando, nº 1310
Bairro: Santa Clara - Santarém/PA
CEP: 68010-080
[93 - 3522 7374]
oeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h