::. Notícias
Postado em 06/06/2017 as 11:31:01  
Solenidade do Farmacêutico 2017 é marcada por congraçamento e união

O primeiro sábado do mês de Junho ficou marcado pela elegância e valorização profissional no último dia 03.06, na edição 2017 da Solenidade do Farmacêutico. Mais de 600 pessoas participaram de um momento ímpar de congraçamento e união, e puderam acompanhar as homenagens aos dezoito expoentes profissionais que fizeram a diferença em diversos segmentos da profissão farmacêutica em 2016 – com destaque especial à Dra. Cinthya Francinete Pereira Pires, eleita Farmacêutica do Ano e principal homenageada da noite.

O ponto de partida para a cerimônia foi a composição do dispositivo de honra, composto pelo e o presidente do CRF/PA, Dr. Daniel Jackson Pinheiro Costa; o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Dr. Walter Jorge João; o vice-presidente do CRF/PA, Dr. Randolfo Audifax Coelho; o diretor tesoureiro do CRF/PA, Dr. José Ricardo Vieira e o diretor Secretário Geral do CRF/PA, Dr. Deick Quaresma. Fizeram parte do dispositivo também os conselheiros efetivos do CRF/PA: Drs. Marcelo Brasil, Fábio César de Carvalho, Franklin Miranda e Maria da Conceição Dantas, além do presidente da Associação dos Farmacêuticos do Estado do Pará, Dr. Eduardo Arruda e do Dr. Antônio César Gomes, presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Pará.


Após a execução do Hino Nacional e do Farmacêutico, o primeiro discurso da noite ficou a cargo do presidente do CRF/PA, Dr. Daniel Jackson, que lembrou a importância do evento como celebração aos que fazem a diferença. "Temos vivido uma série der evoluções e conquistas capitaneadas pelo Conselho Federal de Farmácia e pelo Conselho Regional de Farmácia do Pará com apoio de diversas entidades e profissionais. Temos o cuidado farmacêutico exalado em nossos atos. Mas será que devemos permanecer confortáveis e na mesmice se quisermos fazer a diferença? Certamente não. Temos que fazer do cuidado farmacêutico nosso combustível para que sejamos mais imprescindíveis ainda na vida das pessoas", afirmou.

Além disso, encerrou conclamando os profissionais a fazerem a diferença parafraseando o escritor norte-americano Norman Vicente Peale. "O covarde nunca começa. O fracassado nunca termina. Mas o vencedor...esse nunca desiste. Sejamos sempre vencedores!", clamou.


Em seguida, foi a vez do presidente do Conselho Federal de Farmácia, Dr. Walter Jorge João, conversar com a categoria e mostrar a satisfação em ver os rumos cada vez mais positivos da profissão no seu estado natal. Além de narrar a honra e conquistas, finalizou o momento convidando os presentes para o I Congresso Nacional de Ciências Farmacêuticas, que será realizado no mês de novembro, em Foz de Iguaçu.

HOMENAGENS

Após os pronunciamentos, o momento de valorização dos profissionais homenageados iniciou. Foram dois profissionais escolhidos pela atuação no ano de 2016 em 8 segmentos da profissão farmacêutica. As primeiras da noite foram as Drs. Ana Kênila Frota Silva e Stela Angélica da Costa Brito, do segmento de Análises Clínicas - a primeira é especialista em Análises Clínicas, Hematologia e Microbiologia e enfermeira especialista em Administração Hospitalar e Programas de Saúde, já a segunda atua como Responsável Técnico e à frente da Divisão da Rede de Laboratórios do LACEN – PA.

Em seguida, no segmento de Ensino Farmacêutico, foram homenageados o Dr. Ricardo Machado, coordenados do programa de Pós-Graduação em Epidemiologia e Vigilância em Saúde no Instituto Evandro Chagas, e o Dr. Waldiney Moraes, professor na UFOPA e diretor do Instituto de Saúde Coletiva. Já na Farmácia Comunitária, os destaques foram as Dr. Roberta Pampolha e Sharlene Cidade, ambas com trajetória extensa e ativa no ramo comunitário.
As Dras. Adriana Almeida e Raimunda Américo foram homenageadas pelo desempenho no segmento Magistral, ambas com uma trajetória de excelência e empreendedoras no ramo em que atuam, cada uma proprietária da própria farmácia de manipulação.

Dando continuidade, a Farmácia Hospitalar teve a Dra. Vanja Vieira e o Dr. Adam dos Santos como destaques da área. Dr. Vanja é especialista em Atenção Básica à Saúde e Gestão em Saúde Pública e o Dr. Adam desenvolve um trabalho primoroso na coordenação da Divisão de Assistência Farmacêutica Hospitalar do Hospital e Maternidade Saúde da Criança.

Na Perícia Criminal, a homenagem foi direcionada às Dras. Vanja Pinto e Edêmia Nuayed, como reconhecimento do trabalho árduo enfrentado diariamente. Já a Dr. Telma Ferreira, membro da Comissão de Saúde do CRF/PA, e o Dr. Auriekson Noronha, farmacêutico no Departamento Nacional de Auditoria do SUS, subiram ao palco para receber a premiação pela atuação no Setor Público.

Encerrando a série de premiações dos Destaques por segmentos, os Drs. Mário Martins, especialista em Acupuntura e coordenador do curso de Farmácia da ESAMAZ, e José Eduardo Contente Jr., dono da drogaria Drogafácil, fizeram a diferença e foram reconhecidos no setor de empreendedorismo.

DESTAQUE NACIONAL


Após as homenagens por segmentos, chegara a hora de anunciar o profissional cuja atuação fez a diferença em favor da profissão não só em nível regional - mas sim em nível nacional. O que foi o caso do Dr. Fábio Ribeiro da Silva, paulista e com um coração quase paraense considerando a extensiva atuação no estado e, por essa razão, eleito Destaque Nacional. Foi criador do curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Farmácia Hospitalar Oncológica do Hospital A.C. Camargo exerce hoje a função de coordenador do curso. Além disso, também coordena o Curso de Farmácia da Faculdade Piaget, no qual atua na docência.

E, sobretudo, possui caminhada extensiva como colaborador voluntário do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo desde 2002 na função de membro da Comissão Assessora de Educação, disseminando bons préstimos e conhecimento aos profissionais farmacêuticos dos quatro cantos do Brasil.

FARMACÊUTICA DO ANO


Após as homenagens iniciais, chegara o momento mais significativo da noite: a entrega do título almejado por todos os farmacêuticos paraenses: o prêmio de Farmacêutico do Ano. A entrega da outorga que considerou a atuação profissional durante o ano de 2016 foi destinada à Dr. Cinthya Francinete Pereira, que faz a diferença no cotidiano da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará desde 2006. E diferença essa que já foi vista em 2009, quando recebeu, nesta mesma cerimônia, o título de Destaque Farmacêutico no Segmento Hospitalar. Fato que propulsionou ainda mais a trajetória belíssima da profissional.

Atualmente conduz com retidão a Diretoria de Apoio Técnico Operacional da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará desde 2012. Além de exercer a docência com amor e dedicação tanto no curso de Farmácia, quanto ajudando a formação de outros profissionais da área da saúde.
A entrega da Comenda foi feita pelo presidente do CRF/PA, Dr. Daniel Jackson Pinheiro Costa, que saudou a Dr. Cinthya e agradeceu pelo caminho incansável que trilhou em favor da capacitação profissional e em prol da sociedade, sempre em busca do reconhecimento farmacêutico. Em seu discurso, a emoção tomou conta e ao contar sua trajetória a gratidão foi sempre presente.

Após o fim da cerimônia solene, o restante da noite foi marcado por união e congraçamento da categoria, que puderam acompanhar atrações musicais e aproveitar um coquetel em comemoração aos profissionais que fizeram a diferença.
 
::. Notícias
 
 
CENTRAL DE ATENDIMENTO
Av. Almirante Barroso, 788
Bairro: Marco - Belém/PA
CEP: 66090-000
[91-3239 9500]
crfpa@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL SUDESTE
Rod. Transamazônica, Km 2, Folha 32, Casa A. Bairro: Nova Marabá. Marabá-PA
CEP: 68507-765
[94 - 3321-8233]
sudeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL OESTE
Rua Dom Amando, nº 1310
Bairro: Santa Clara - Santarém/PA
CEP: 68010-080
[93 - 3522 7374]
oeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h