::. Notícias
Postado em 14/06/2017 as 15:45:44  
CRF/PA participa do I Fórum e Workshop Farmacêutico do Oeste do Pará

O Conselho Regional de Farmácia do Pará esteve presente no I Fórum e Workshop Farmacêutico do Oeste do Pará, realizado entre os dias 10 e 14.06.2017, no município de Santarém. Fruto de uma ação integrada da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Faculdade Integrada Tapajós/UNAMA e do Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES), teve como tema central a discussão do uso racional de medicamentos e o  impacto no contexto amazônico.

O evento teve como parceiros a Prefeitura Municipal de Santarém, Ministério Público Estadual e o Conselho Regional de Farmácia do Pará - na ocasião, representado pelo diretor do CRF/PA, Dr. Deick Quaresma.

Nos três dias de evento, foi discutida a questão da Assistência Farmacêutica em Santarém e nos municípios da região oeste. O debate entre profissionais e acadêmicos passou por temáticas como a importância uso racional de medicamentos e chegou até o descarte racional de medicamentos - discussão suscitada e fortalecida a partir do projeto Farmacêutico Pai D'Égua, realizado pelo CRF/PA desde 2014.

"A quantidade de medicamentos recolhida nas últimas edições do [Farmacêutico] Pai D'Égua no município trouxe preocupação às IES e ao Ministério Público. Por um lado o Setor Público enfrenta problemas com falta de medicamentos; e, por outro, uma grande quantidade de medicamentos vence sem ser utilizado", afirma Dr. Deick Quaresma. "Os medicamentos que estão vencidos poderiam ter sido utilizados pela população. Essa é uma das preocupações do Ministério Público", esclarece.

O encerramento do Fórum deve culminar com a redação de documento que encaminhe Projeto de Lei de iniciativa popular junto à Câmara Municipal de Santarém na tentativa de estabelecer regramento sobre a matéria do descarte e logística reversa de medicamentos.

"O CRF/PA sempre se pôs a disposição, fomentou e foi protagonista na discussão a respeito do Descarte de Medicamentos. Vide a criação do Farmacêutico Pai D'Égua quando o debate sobre a temática era quase nulo. Agora chegou a hora de fortalecer ainda mais o nosso projeto e a sociedade só tem a ganhar", conclui Dr. Deick Quaresma.

 


Reunião de Trabalho conta com a presença de Prefeituras, entidades e MP

Uma reunião de trabalho convocada pelo MP, contou com a participação de representantes de SESPA, prefeituras da região Oeste, Conselhos de Saúde, IES  e CRF/PA foi realizada como parte do evento, na última segunda-feira (12.06), na sede do Ministério Público em Santarém, e também contou com a presença do representante e diretor do CRF/PA, Dr. Deick Quaresma.

Na ocasião, foram discutidos diversos temas relativos à saúde, a exemplo da assistência farmacêutica, ausência de profissionais e providências para resolução, judicialização da saúde e o tema central do evento - a questão do uso racional e o descarte adequado de medicamentos.


 
::. Notícias
 
 
CENTRAL DE ATENDIMENTO
Av. Almirante Barroso, 788
Bairro: Marco - Belém/PA
CEP: 66090-000
[91-3239 9500]
crfpa@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL SUDESTE
Rod. Transamazônica, Km 2, Folha 32, Casa A. Bairro: Nova Marabá. Marabá-PA
CEP: 68507-765
[94 - 3321-8233]
sudeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL OESTE
Rua Dom Amando, nº 1310
Bairro: Santa Clara - Santarém/PA
CEP: 68010-080
[93 - 3522 7374]
oeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h