::. Notícias
Postado em 22/08/2017 as 13:45:07  
Sífilis em gestantes é tema da ENTREVISTA FARMACÊUTICA

O Brasil está enfrentando uma epidemia de sífilis. A confirmação foi feita pelo Ministério da Saúde, em outubro de 2016. Só em 2015, foram notificados 65.878 casos da doença. Destes, 33.381 casos ocorrem em gestantes. Os números são preocupantes. Entre as gestantes, registrou-se um aumento de 200% nos casos, entre 2010 e 2015. A sífilis congênita sofreu um aumento de 2,4 para 6,5 casos para cada 1 mil nascidos vivos, no mesmo período. Entre as doenças que podem ser transmitidas, durante o ciclo grávido-puerperal, a sífilis é a que apresenta as maiores taxas de transmissão. Doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo Treponema pallidum, a sífilis é silenciosa. A bactéria, após a infecção inicial, pode permanecer no corpo, por décadas, e, só depois, se manifestar.

A sífilis entre gestantes é o tema da “Entrevista Farmacêutica” desta quarta-feira (23.08.17). A entrevista vai ao ar, a partir das 15h30, pela "Rádio Nacional da Amazônia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por 2.205 emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

A ENTREVISTADA – Para falar sobre a sífilis entre gestantes, convidamos a DRA. ELENA LÚCIA SALES DE SOUZA. Farmacêutica-bioquímica formada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e sanitarista graduada pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), DRA. ELENA SALES tem especialização em Hematologia Clínica e atua como farmacêutica-bioquímica, no Hospital Regional Justino Luiz, de Picos (PI). Antes, coordenou o Programa de Controle da Tuberculose, no Município de Picos. Também, é formada em Letras, na mesma UESPI, e atua como professora de Espanhol no ensino médio estadual. DRA. ELENA é conselheira federal de Farmácia pelo Piauí.

Na entrevista, DRA. ELENA LÚCIA SALES abordará a transmissão da doença, a importância do pré-natal precoce, o tratamento adequado da gestante e dos seus parceiros sexuais, a detecção da doença realizada por meio de testes não treponêmicos - VDRL (Venereal Disease Laboratory) disponíveis no SUS), os cuidados especiais com as crianças nascidas de mães portadoras da sífilis e as sequelas, se não forem tratadas, oportuna e adequadamente. 

A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do CFF e da "Rádio Nacional da Amazônia"/EBC, com o objetivo de levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Assim, você acessará a página da EBC. Em seguida, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a Entrevista Farmacêutica.

Fonte: CFF


 
::. Notícias
 
 
CENTRAL DE ATENDIMENTO
Av. Almirante Barroso, 788
Bairro: Marco - Belém/PA
CEP: 66090-000
[91-3239 9500]
crfpa@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL SUDESTE
Rod. Transamazônica, Km 2, Folha 32, Casa A. Bairro: Nova Marabá. Marabá-PA
CEP: 68507-765
[94 - 3321-8233]
sudeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL OESTE
Rua Dom Amando, nº 1310
Bairro: Santa Clara - Santarém/PA
CEP: 68010-080
[93 - 3522 7374]
oeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h