::. Notícias
Postado em 27/09/2017 as 14:05:13  
Farmacêutico Pai D'Égua em Belém ganha sua IV edição com números recordes

O primeiro piso do Castanheira Shopping Center foi, novamente, palco para momentos ímpares de troca e cuidado farmacêutico na quarta edição da ação Farmacêutico Pai D'Égua em Belém. O evento, que foi realizado entre os dias 22 e 23.09, reuniu mais de 100 voluntários (entre farmacêuticos e profissionais) que, juntos, puderam mudar a vida de milhares de pessoas que passaram pela Praça Central do shopping.


Com um intenso ritmo de atividades, mais de 10 mil pessoas puderam ser atendidas em dois dias. Para Analu Souza, acadêmica de Farmácia que participa pelo terceiro ano consecutivo do evento, relata uma evolução notória. "Observamos a maior conscientização no aumento da arrecadação de medicamentos. A cada ano mais pessoas trazem seus remédios para descartar aqui conosco”, afirma.


Conscientização que rendeu (e muito), afinal houve um acréscimo de mais de 90% no índice de medicamentos coletados – enquanto em 2016, cerca de 450kg foram coletados; em 2017, foi possível retirar mais de 750kg de medicamentos das casas dos cidadãos, com a certeza de que todos terão destinação adequada e sem qualquer tipo de dano ao meio ambiente. De fato, tal aumento é alarmante. Mas o descarte correto mostra o impacto da ação em relação a conscientização crescente e maior preocupação da sociedade diante das consequências do descarte inadequado.


Além da coleta de medicamentos, o Farmacêutico Pai D'Égua se dispõe, em 24h de evento subdivididas em dois dias, a conscientizar a sociedade sobre o uso racional de medicamentos e posterior descarte adequado; informar sobre a importância do farmacêutico nos diversos âmbitos de atuação; prestar serviços básicos gratuitos - como medição de índice glicêmico, aferição de pressão arterial e testes rápidos de Hepatites B e C; além de oferecer consulta e orientação farmacêutica de acordo com a nova realidade clínica do profissional farmacêutico, cada vez mais humanizado e próximo da sociedade.


O contato direto com as pessoas e a oportunidade de ajuda-las são as principais motivações de Antônio Lindoso, acadêmico do sétimo semestre de Farmácia. Participando pela primeira vez do evento, comenta o impacto com a realidade da profissão, destacando o contato presencial com o paciente e a oportunidade de mudar vidas. "Podemos ter melhor dimensão da importância dessa ação do CRF/PA ao retirar esse medicamento e destiná-lo de uma forma correta. Além de ter vivenciado e tido contato com as pessoas que ainda precisam de informações sobre o descarte correto, dos serviços ofertados e que não são uma realidade diária das pessoas. O Farmacêutico pai D'Égua é uma oportunidade de, sem dúvidas, mudarmos vidas", enfatiza Antônio.

 
::. Notícias
 
 
CENTRAL DE ATENDIMENTO
Av. Almirante Barroso, 788
Bairro: Marco - Belém/PA
CEP: 66090-000
[91-3239 9500]
crfpa@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL SUDESTE
Rod. Transamazônica, Km 2, Folha 32, Casa A. Bairro: Nova Marabá. Marabá-PA
CEP: 68507-765
[94 - 3321-8233]
sudeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL OESTE
Rua Dom Amando, nº 1310
Bairro: Santa Clara - Santarém/PA
CEP: 68010-080
[93 - 3522 7374]
oeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h