::. Notícias
Postado em 21/08/2018 as 13:30:36  
4ª edição do projeto Farmacêutico Pai D'Égua é realizada em Santarém

Dando continuidade a maratona 2018 do Farmacêutico Pai D'Égua, o Conselho Regional de Farmácia do Pará seguiu com destino à Santarém para a realização da quarta edição da ação na região Oeste do Estado. Realizada no último sábado, 18.08, no Paraíso Shopping, teve como principal objetivo conscientizar a população acerca do descarte correto de medicamentos vencidos e/ou em desuso.

Esta edição do projeto teve resultados positivos com o recolhimento de aproximadamente 200kg de medicamentos vencidos. Para o presidente do CRF/PA, o trabalho em grupo da categoria foi essencial para mudar a vida das pessoas atendidas. “Só tenho a agradecer a cada um pela contribuição, principalmente ao GT Oeste, que trabalhou incansavelmente para oportunizar o cuidado e o atendimento a tantas pessoas - é dessa forma que seguimos mudando vidas,” comenta.

Ao longo do dia, cerca de 5 mil pessoas passaram pelo evento, sendo devidamente cuidadas pelos voluntários farmacêuticos e acadêmicos. Entre os voluntários, está o Dr. Matheus Malveira, que fala sobre os pontos positivos do evento, “conseguimos incluir novas áreas de atuação do farmacêutico nos serviços oferecidos pelo projeto como a vacinação e farmacêutico na estética. Isso tudo traz para a população um sentido prático do profissional farmacêutico, ou seja, quando o paciente percebe o profissional cada vez mais qualificado, isso traz uma valorização profissional muito grande. Com toda certeza um evento deste, em Santarém, superou as expectativas da população e dos futuros profissionais farmacêuticos que ali estavam” conta. 

Além dos serviços básicos de saúde como orientação farmacêutica, medição de índice glicêmico, testes de hepatites B e C e aferição de pressão arterial - tradicionalmente oferecidos durante as ações -  novidades foram implantadas! Avaliação do biotipo cutâneo, vacina contra o vírus H1N1 – prática farmacêutica regulamentada pela Anvisa -  e testes de bioimpedância fizeram parte da lista do leque de serviços ofertados gratuitamente à população.

O Farmacêutico Pai D’Égua surgiu em 2014 na capital paraense com a ideia chamada “descartômetro”, criada para orientar a população a fazer o descarte correto de medicamentos fora da validade e/ou em desuso. Geralmente, os medicamentos são despejados em lixeiras ou até mesmo pelos ralos de pias e vasos sanitários, o que é prejudicial para a saúde humana, animal e do meio ambiente. De lá pra cá, a ação se expandiu aos quatro cantos do estado e em diferentes vertentes, sempre visando o atendimento e cuidado à população!

Ao final, teve o resultado da tradicional gincana entre os alunos das faculdades de farmácia – a ideia é quem arrecada mais medicamentos para descarte. Desta vez, a faculdade vencedora foi a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).


 
::. Notícias
 
 
CENTRAL DE ATENDIMENTO
Av. Almirante Barroso, 788
Bairro: Marco - Belém/PA
CEP: 66090-000
[91-3239 9500]
crfpa@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL SUDESTE
Rod. Transamazônica, Km 2, Folha 32, Casa A. Bairro: Nova Marabá. Marabá-PA
CEP: 68507-765
[94 - 3321-8233]
sudeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL OESTE
Rua Dom Amando, nº 1310
Bairro: Santa Clara - Santarém/PA
CEP: 68010-080
[93 - 3522 7374]
oeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h