::. Notícias
Postado em 11/09/2018 as 15:55:35  
Projeto Farmacêutico Pai D’Égua desembarca em Castanhal com oito dias seguidos de ação

Durante a última semana, quem passou pela Exposição Agropecuária de Castanhal (Expofac) – que completou 50 anos de tradição, sendo o principal evento da Cidade Modelo e de grande importância sociocultural – teve a oportunidade de encontrar serviços de saúde gratuitos, orientação farmacêutica e conscientização acerca do descarte correto de medicamentos. Pois, durante o evento, o Conselho Regional de Farmácia do Pará (CRF/PA) realizou, de maneira inédita, o projeto Farmacêutico Pai D’Égua na cidade de Castanhal, nordeste paraense.

Pela primeira vez na história do Farmacêutico Pai D’Égua, uma ação durou oito dias consecutivos, sendo ainda um dos stands mais visitados da Feira! Foram oito dias intensos de prestação de serviços à sociedade em um único evento, momento de intenso trabalho e união de todos os voluntários que disponibilizaram seu tempo em favor da vida.

“Foi uma experiência única porque, de forma inédita, nós estendemos o projeto por uma semana e todos os dias foram um sucesso. Nós tivemos uma participação excelente dos nossos colegas e acadêmicos que participaram como voluntários. Eu estive presente e vi a empolgação e a doação dos participantes do projeto e, acima de tudo, o interesse da população em participar. Acredito que nós conseguimos levar mais uma vez um pouco do que é a profissão farmacêutica e a importância do descarte correto de medicamentos. As pessoas que passaram pelo stand do CRF/PA saíram com uma visão totalmente diferente sobre a nossa profissão. Todos os envolvidos estão de parabéns, pois não é só a profissão farmacêutica que ganha e sim, a sociedade,” parabeniza o Diretor Secretário-Geral do CRF/PA, Dr. Deick Quaresma. 

Mais de 2.000 pessoas foram devidamente assistidas e mais 130kg de medicamentos foram recolhidos pela equipe do CRF/PA. Para o estudante do 4º semestre de Farmácia, Wesley Ribeiro, que sempre teve um gosto especial pelo segmento laboratorial, participar do evento foi transformador. "Pra mim foi muito bom, pois eu pude ter pela primeira vez um contato real com a parte de coleta e análise de dados, recebendo sempre o auxílio dos profissionais farmacêuticos que realizavam os testes - uma excelente experiência enquanto estudante," enfatizou, Wesley.

O Farmacêutico Pai D’Égua é uma iniciativa no CRF/PA que completa cinco anos em 2018 e já rompeu diversas fronteiras territoriais, abrangendo vários municípios paraenses e se consolidando cada vez mais como a principal ação social do farmacêutico - orientando a população sobre a maneira correta de descartar medicamentos vencidos e sobre a importância do farmacêutico como profissional de saúde.

Para a integrante do GT nordeste, Dra. Kázia Silva, o evento foi uma realização memorável para os farmacêuticos da região. “Tivemos repercussão dentro e fora do nosso município, e foi de grande importância no reconhecimento do descarte correto de medicamentos para a população. Pra mim foi uma realização em poder fazer parte desse evento e já no aguardo dos próximos anos. Fica o meu muito obrigado ao CRF, ao professor Cristiano no envolvimento com os acadêmicos e ao GT nordeste e Belém por todo incentivo e apoio”, comentou a farmacêutica. 

Durante a ação, como de praxe, são coletados medicamentos vencidos e/ou desusos. O evento também oferece serviços básicos de saúde como orientação farmacêutica, medição de índice glicêmico, testes para detecção Sífilis, hepatites B e C e aferição de pressão arterial.

Como de costume, foi realizada a tradicional gincana entre os acadêmicos do curso de farmácia - desta vez da faculdade Estácio de Castanhal. A competição é para saber quem arrecada mais medicamentos para descarte. No placar final, ficaram em primeiro lugar os acadêmicos do 4º semestre manhã, segundo lugar 6º semestre noite e ocupando a terceira posição, os alunos do 3º semestre noite.   

 
::. Notícias
 
 
CENTRAL DE ATENDIMENTO
Av. Almirante Barroso, 788
Bairro: Marco - Belém/PA
CEP: 66090-000
[91-3239 9500]
crfpa@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL SUDESTE
Rod. Transamazônica, Km 2, Folha 32, Casa A. Bairro: Nova Marabá. Marabá-PA
CEP: 68507-765
[94 - 3321-8233]
sudeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL OESTE
Rua Dom Amando, nº 1310
Bairro: Santa Clara - Santarém/PA
CEP: 68010-080
[93 - 3522 7374]
oeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h