::. Notícias
Postado em 18/09/2018 as 09:22:41  
CRF/PA participa do 78º Congresso Mundial de Ciências Farmacêuticas da FIP
No período de 2 a 6 de setembro de 2018, ocorreu em Glasgow (Escócia), a 78º Edição do Congresso Mundial de Ciências Farmacêuticas da Federação Internacional de Farmácia - evento que reuniu mais de 3.000 farmacêuticos, pesquisadores e entidades mundiais  para debater formas de ampliar e qualificar o papel do farmacêutico, visando o desempenho integral na assistência aos pacientes no sistema de saúde. No mundo todo, a farmácia vem passando por profundas modificações em seu âmbito profissional, principalmente no que se refere à ampliação da atuação em Farmácia Clínica, ultrapassando os limites da ação já consagrada em hospitais, levando o cuidado farmacêutico para as farmácias comunitárias.

O presidente do Conselho Regional de Farmácia do Pará, Dr. Daniel Jackson Pinheiro Costa, participou do evento juntamente com o Dr. José Ricardo Vieira, conselheiro regional. Na ocasião, tiveram a oportunidade, intermediados pela farmacêutica Dra. Silvana Leite (CRF/SC), de convidar o presidente da FIP, maior entidade farmacêutica mundial, Dr. Dominique Jordan, para participar do 2º Congresso Pan-Amazônico de Ciências Farmacêuticas, a ser realizado em dezembro de 2018 na capital paraense. Momento crucial para trazermos para a América Latina novas temáticas e perspectivas da profissão, a exemplo da homeopatia que teve discutida uma moção contrária ao seu uso por farmacêuticos, momento em que  o Conselho Federal de Farmácia manifestou o apoio à manutenção da homeopatia como área de importância inequívoca para a sociedade brasileira.  

Em meio aos cinco dias de intensa permuta de conhecimento técnico-científico, a experiência vivenciada pelos membros do CRF/PA motivou a externar à FIP o projeto “Farmacêutico Pai D'Égua”, ação social pioneira no Brasil na conscientização da população acerca do descarte correto de medicamentos vencidos e/ou em desuso, realizando inclusive a coleta desses medicamentos, no conhecido "descartômetro" - papel exclusivo e fundamental do farmacêutico - atendendo cerca de 30 mil pessoas anualmente em todo o estado do Pará. Além do viés socioambiental, o projeto presta serviços farmacêuticos gratuitos à sociedade, como testes rápidos de sífilis e hepatite B e C, verificação de glicemia, aferição de pressão arterial, aplicação de vacinas, medicina chinesa e procedimentos estéticos, tendo cinco anos de experiência e cada vez mais consolidado no estado do Pará. 

Desta forma, em virtude do amplo sucesso do “Farmacêutico Pai D’Égua”,  o CRF pretende apresentar à FIP, que abriga mais de 100 países e representa mais de quatro milhões de farmacêuticos no mundo inteiro, este projeto que revolucionou a profissão farmacêutica no estado do Pará e iniciou o debate não só sobre o uso correto, mas principalmente sobre o descarte consciente de medicamentos. Muito além, disso, o “Farmacêutico Pai D’Égua” aproxima o farmacêutico da população e permite que os usuários de farmácias comunitárias saibam que podem contar efetivamente com o farmacêutico em tempo integral. 

Com seu apoio e dedicação, o CRF-PA tem certeza que, em breve, o mundo todo saberá o que significa ser um farmacêutico Pai D’Égua!
 
::. Notícias
 
 
CENTRAL DE ATENDIMENTO
Av. Almirante Barroso, 788
Bairro: Marco - Belém/PA
CEP: 66090-000
[91-3239 9500]
crfpa@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL SUDESTE
Rod. Transamazônica, Km 2, Folha 32, Casa A. Bairro: Nova Marabá. Marabá-PA
CEP: 68507-765
[94 - 3321-8233]
sudeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL OESTE
Rua Dom Amando, nº 1310
Bairro: Santa Clara - Santarém/PA
CEP: 68010-080
[93 - 3522 7374]
oeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h