::. Notícias
Postado em 24/09/2018 as 17:35:20  
Farmacêutico Pai D'égua completa cinco anos de ação social

O último final de semana, 21 e 22.09, foi marcado pelo intenso trabalho na prestação de serviços de saúde e a conscientização sobre o descarte correto de medicamentos à população da capital paraense - resultado da V edição do projeto Farmacêutico Pai D’Égua - Belém. Dois dias em que a categoria farmacêutica de Belém abraçou o trabalho voluntário e o amor à profissão, atendendo com muita dedicação e assistência os pacientes que passaram pelo stand do CRF/PA, posicionado no 1º andar do shopping Castanheira. Esta edição, foram recolhidos cerca de 500 Kg de medicamentos vencidos e/ou em desuso, descartados no tradicional “descartômetro”.

Nesta edição o evento contou com novidades! Além dos serviços tradicionais que são oferecidos durante a ação como aferição de pressão arterial, testes para detecção de hepatites B e C e medição de índice glicêmico, três atribuições farmacêuticas foram adicionados na lista - avaliação da composição corporal, avaliação estética facial e acupuntura (auriculoterapia) - que fizeram a diferença para a dona Maria de Souza Silva de 49 anos. Após passar por um procedimento de auriculoterapia no primeiro dia do evento,Dona Maria voltou ao stand do CRF/PA, no dia seguinte, para contar as melhorias que sentiu. “Quero agradecer a todos, porque já sofri três AVC’s, vivo cheia de dores e não sabia o que era dormir direito. E ontem, após ser atendida pelos farmacêuticos, eu dormi maravilhosamente, sem dores, e acordei bastante disposta. Agora dou conta até de correr”, conta emocionada.  

A ação Farmacêutico Pai D'Égua, pioneira no debate acerca do descarte consciente de medicamentos vencidos e/ou em desuso, completou seus cinco anos de forma inovadora e consolidada como uma das principais ações sociais do país. Para profissionais como o Dr. Igor Teles – membro do GT Pai D'Égua desde o início -  poder ajudar a população é a maior recompensa pelo trabalho oferecido: “o incentivo maior é poder ajudar a população, com os exames que o farmacêutico pode fazer - isso me motiva bastante. Detectar um problema como pressão alta e glicemia antes que a pessoa sinta alguma coisa é muito gratificante”, comenta o farmacêutico que participa pela quinta vez do evento, Dr. Igor Teles.

“Cinco anos se passaram e nós conseguimos fazer com que esse projeto se tornasse presente na vida da população. Então, eu fico muito feliz em saber que o projeto foi acolhido pelos farmacêuticos e estudante e, principalmente, pela sociedade. Essa é a primeira iniciativa do Brasil sobre o descarte correto de medicamentos e eu fico muito contente em saber que nós conseguimos passar a mensagem correta para a população. Espero que o projeto Farmacêutico Pai D’Égua se eternize cada vez mais e beneficiando a nossa população", destacou o presidente do Conselho Regional de Farmácia do Pará, Dr. Daniel Jackson Pinheiro Costa.

Estudante do 4º período do curso de farmácia, Lucas Barbosa, veio da cidade de Castanhal para participar do projeto pela primeira vez e fala sobre a importância da ação para os acadêmicos. “O evento é muito importante para toda a comunidade estudantil porque ele proporciona uma ampla oportunidade. O estudante consegue adquirir muitas experiências com os serviços oferecidos trazendo os aprendizados da sala de aula para a prática. Isso ajuda a gente a ficar preparado para o mercado de trabalho”, conta o estudante.

E falando em estudantes, a vencedora da tradicional gincana entre os estudantes – de quem arrecada mais medicamentos vencidos – foram os alunos da Unama BR, com 36kg de medicamentos destinados ao descarte correto.

 
::. Notícias
 
 
CENTRAL DE ATENDIMENTO
Av. Almirante Barroso, 788
Bairro: Marco - Belém/PA
CEP: 66090-000
[91-3239 9500]
crfpa@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL SUDESTE
Rod. Transamazônica, Km 2, Folha 32, Casa A. Bairro: Nova Marabá. Marabá-PA
CEP: 68507-765
[94 - 3321-8233]
sudeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL OESTE
Rua Dom Amando, nº 1310
Bairro: Santa Clara - Santarém/PA
CEP: 68010-080
[93 - 3522 7374]
oeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h