::. Notícias
Postado em 02/10/2018 as 10:05:44  
Solenidade 2018 homenageia os principais destaques farmacêuticos!
Regada a muito bom humor e descontração, a noite do último sábado 29.09 foi marcado pelo reconhecimento e valorização do profissional. A Solenidade do Farmacêutico 2018, promovida pelo Conselho Regional de Farmácia do Pará, reuniu cerca de mil pessoas entre profissionais farmacêuticos, autoridades locais, acadêmicos de farmácia e convidados - em um momento de muita emoção e congraçamento, no Armazém 500, em Belém. 

Durante o ato solene, o presidente do CRF/PA, Dr. Daniel Jackson Pinheiro Costa, falou sobre a importância do evento e parabenizou os homenageados. “Momento de agradecer e reconhecer os colegas farmacêuticos por tudo que fizeram e fazem pela sociedade no estado do Pará. Todo e qualquer trabalho foi recompensado ao ver o sorriso e a alegria dos quase mil farmacêuticos que estavam presentes em um momento único de consagração da categoria”, destaca o presidente. 

Em seguida, chega a hora de homenagear os profissionais e valorizar o trabalho prestado em prol da população. Foram 20 profissionais homenageados, em 9 segmentos da categoria farmacêutica, incluindo o Destaque Farmacêutico e o Farmacêutico do Ano, maior homenagem da noite. Este ano, um novo segmento foi representado: a Logística Farmacêutica. 


HOMENAGENS

Iniciando as homenagens com o segmento de Análises e Clínicas e Laboratoriais, a Dra. Elizabeth de Araújo Pereira é formada em farmácia bioquímica pela UFPA, com especialização em citologia clínica pelo CESUPA. Trabalhou no hospital regional de Tucuruí e atualmente é responsável pelo laboratório de análises clínicas Santa Rita. O segundo homenageado, Dr. Ricardo Carvalho Belizario, é graduado em farmácia pelo CESUPA, possui experiência na área de gestão de laboratórios e análises físico-químicas de alimentos de origem animal. Atualmente exerce atividades como coordenador do laboratório nacional agropecuário do Pará (Lanagro-PA).

Em seguida, as homenageadas foram as Dras. Vera Lucia Maia e Simone do Socorro Martins! Formada desde 2012 pelo IESPES, Dra. Vera Lucia é especialista em Farmácia Hospitalar e Serviços da Saúde, além de pós-graduada em Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica. Já foi vice-presidente da Associação dos Farmacêuticos do Oeste do Pará e atualmente trabalha como responsável técnica e sócia proprietária da Farmácia Preço Baixo (Franquia Santarém). Já com 18 anos de experiência em farmácia comunitária, Dra. Simone é pós-graduada em Farmácia Clínica pelo IPOG, Farmacologia Clínica pela UNINTER e MBA em varejo Farmacêutico pela Gama Filho. Atualmente trabalha como Farmacêutica-Gerente na Rede de Farmácias Extrafarma, em Belém, no segmento de Farmácia Comunitária. 

Dando continuidade, o ramo do Empreendedorismo ficou com o Dr. Antônio Raimundo de Oliveira Junior e com a Dra. Caroline Grigório Tessari. 
Farmacêutico generalista, Dr. Antonio tem pós-graduação em Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica e encontra-se na sua terceira pós-graduação em Suplementação Esportiva, Nutracêuticos e Nutrição Esportiva, pela UNIREDENTOR. Atualmente tem seu próprio estabelecimento e atua no segmento magistral, com consultório farmacêutico e acompanhamento de pacientes hipertensos, diabéticos, obesos e atletas de alto rendimento. Já a Dra. Caroline é pós-graduada em Farmácia Magistral pela Universidade Oswaldo Cruz e hoje é proprietária de 5 estabelecimentos de saúde no município de Redenção! Mesmo não sendo responsável técnica e se mantendo mais na gestão, sempre que pode se volta ao atendimento e ao cuidado farmacêutico.


Na área de Ensino Farmacêutico, os homenageados foram o Dr. Rosivaldo Borges, formado em Farmácia-Bioquímica, com mestrado em Química e doutorado em Neurociências Biologia Celular, todos pela UFPA. É pós-doutor pelo Instituto de Química de São Carlos-Universidade de São Paulo em Química Quântica e Medicinal. Fez carreira como pesquisador e docente, atuando em diversas frentes de conhecimento, atuando hoje como professor do curso de farmácia da UFPA. Outro destaque de 2017 no segmento do Ensino Farmacêutico foi o Dr. Kemper dos Santos. Mestre em Doenças Tropicais pela UFPA, Pós-Farmacologia Clínica pela UNINTER-PR e concluindo o doutorado em Farmacologia e Fisiologia pela UFMG, atualmente é docente do curso de farmácia na Universidade da Amazônia.


No setor de Farmácia Hospitalar, a Dra. Amélia Fátima Mendes Pedro foi homenageada. Ela é farmacêutica bioquímica, com especialização em saúde pública e farmácia hospitalar. Atua na função de farmacêutica, na Secretaria Municipal de Saúde de Belém (SESMA) e no Hospital de Clínicas Gaspar Vianna. Formado em farmácia generalista pela FAHESA, o Dr. Murillo Ferreira Luz, também recebeu o troféu. Ele possui qualificação em assistência farmacêutica no SUS, atualização em doença de chagas e resistência bacteriana. Também é capacitado em aplicação de injetáveis e cuidados farmacêuticos em oncologia. Atualmente trabalha no Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso, no cargo de Gerente de Logística e Suprimentos.

Na sequência, no setor de Logística Farmacêutica – novo segmento incluso na lista de homenageados – duas profissionais receberam a premiação. A Dra. Larisse Gomes de Oliveira é farmacêutica bioquímica pela UFPA, especialista em Doenças Tropicais e com mais de 15 anos de atuação em grandes empresas do ramo farmacêutico. Atualmente trabalha na Secretaria Executiva de Saúde Pública do Pará, onde exerce com excelência sua atividade na Coordenação de Apoio Logístico, no Centro de Distribuição desta SES. Outro grande destaque no segmento foi a Dra. Márcia de Fátima Barros! Formada pelo CESUPA em 2004, Dra. Márcia tem especialização em Doenças Tropicais e em Farmácia Oncológica e Hospitalar, fazendo sua trajetória na logística, perpassando por várias empresas de distribuição. Atualmente trabalha na DIEVEX Transportadora e na CN Plus Distribuidora.


Na Farmácia Magistral e Homeopatia, Dra. Leire Almeida foi uma das homenageadas da noite. Formada em 2013 pala ESAMAZ, é pós-graduada em atenção farmacêutica e farmácia clínica pelo IPOG em 2015 e integrante da associação nacional de farmacêuticos magistrais (Anfarmag). Faz parte da Câmara Técnica de Farmácia Magistral e Homeopatia e atualmente é diretora de projetos e desenvolvimento da cooperativa de farmacêuticos independentes (COOFARMI). Outro maior destaque na área foi a Dra. Renata Fernandes, que possui habilitação em Análises Clínicas, pós-graduação em Farmácia Clínica e Cuidados Farmacêuticos pela Associação dos Farmacêuticos do Pará (AFEPA) e pós-graduação em Homeopatia, pelo Instituto Homeopático François Lamasson (Ribeirão Preto-SP). Apaixonada pela área, atualmente é proprietária e responsável técnica da Farmácia Homeopática Chamomilla em Belém.

Continuando, Dra. Cecília de Almeida é Farmacêutica bioquímica, graduada pela Universidade Federal do Pará, Especialista em Toxicologia (Núcleo de medicina tropical/UFPA) e Mestre em Química: Área de concentração Química Orgânica (UFPA). Atualmente exerce a função de Perito Criminal Oficial do Centro de Perícias Científicas "Renato Chaves", desempenhando suas atividades no Laboratório de Análises Instrumentais e Dra. Rosemar Cordeiro da Silva é farmacêutica, pós-graduada em Atenção Farmacêutica desde 2006. Já trabalhou em farmácia de Manipulação, mas fez carreira na perícia criminal. Atualmente trabalha como perito no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e como farmacêutica na Secretaria Municipal de Saúde do Município de Belém. Ambas receberam o reconhecimento no segmento de Perícia Criminal. 


Encerrando a série de premiações por segmentos, no Setor Público tiveram duas profissionais que mais se destacaram. Formada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Dra. Aline Carneiro é especialista em Farmacologia e Interações Medicamentosas e capacitada em Manejo Clínico em Dengue, Chikungunya, Zika vírus, Leshimaniose tegumentar e visceral, malária, doença de chagas, hantavirose pelo Ministério da Saúde. Atualmente exerce a função de concursada efetiva da Secretaria de Saúde do Estado do Pará. Dra. Brenda Batista, segunda homenageada, possui especialização em Atenção Farmacêutica pelo CESUPA, especialização em Farmacologia Clínica pelo IBPEX, é cooperada Fundadora da Cooperativa de Trabalho Farmacêutico UNIFARMA Belém e atualmente desenvolve as funções de Farmacêutica - Técnica no Departamento de Vigilância Sanitária de Belém.


DESTAQUE NACIONAL
Esse é um dos momentos mais esperados da festa. Chega a hora de prestigiar o profissional que teve destaque no ano de 2017 pelas suas atividades num âmbito nacional, como é o caso do Dr. Marcelo Cristian. Farmacêutico coach, conquistou o Brasil e esteve muito presente no estado do Pará em 2017, ministrando várias palestras e cursos na capital e em diversos interiores do estado, em parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Pará - levando aos farmacêuticos do estado autoconfiança e estímulo profissional!

Dr. Marcelo Cristian é consultor da Desenvolva Consultoria, empresa especializada no mercado farmacêutico e já atuou na área da indústria farmacêutica. Atualmente trilha o caminho da docência nas áreas de desenvolvimento humano em liderança, gestão e desenvolvimento de pessoas e empresas.


FARMACÊUTICO DO ANO
E chega o momento de entrega do título mais almejado pela categoria farmacêutica do estado do Pará: a outorga de Farmacêutico do Ano. O reconhecimento foi ao profissional que mais se empenhou, não somente em sua função, a docência, mas também no controle social em prol da sociedade e do meio ambiente. Dr. Wilson Sabino, além de farmacêutico pela Universidade Católica de Santos, é bacharel em Química e licenciado em Ciências. Concluiu mestrado em 2001 e, logo após, deu início ao doutorado, concluindo em 2004. Também possui pós-doutorado pelo Núcleo de Estudo da População (NEPO) e atualmente é professor na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), onde integra o grupo de pesquisa “Observatório farmacêutico: rede de assistência farmacêutica do Pará” e é vice-diretor do Instituto de Saúde Coletiva da universidade. 
Voltado também ao controle social, foi autor da Lei Municipal nº 20.389 - que dispõe sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos farmacêuticos em coletar medicamentos em desuso e/ou vencidos. Em seu discursou, enfatizou o amor pelo Pará e a persistência em sempre se aprimorar, nunca desistir - exemplo de profissional e ser humano!


Após a série de consagrações e homenagens, os presentes puderam descontrair e reencontrar colegas de profissão, em uma festa embalada de união, alegria e fraternidade!
 
::. Notícias
 
 
CENTRAL DE ATENDIMENTO
Av. Almirante Barroso, 788
Bairro: Marco - Belém/PA
CEP: 66090-000
[91-3239 9500]
crfpa@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL SUDESTE
Rod. Transamazônica, Km 2, Folha 32, Casa A. Bairro: Nova Marabá. Marabá-PA
CEP: 68507-765
[94 - 3321-8233]
sudeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL OESTE
Rua Dom Amando, nº 1310
Bairro: Santa Clara - Santarém/PA
CEP: 68010-080
[93 - 3522 7374]
oeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h