::. Notícias
Postado em 05/06/2019 as 14:40:54  
Dia Mundial do Meio Ambiente

Uma pesquisa analisou 72 rios em todo o mundo e apontou que dois terços de todos os locais amostrados estão contaminados por antibióticos. O estudo foi apresentado na Sociedade de Toxicologia e Química Ambiental, em Helsinque, na Finlândia. Entretanto, os cientistas ainda não sabem exatamente como os antibióticos vão parar no meio ambiente – mas podem ser tanto a partir do descarte incorreto quanto do aumento do consumo de antibióticos, que também liberam substâncias tóxicas do corpo.
Em novembro de 2018, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um alerta: o Brasil é o país das Américas que mais utiliza antibióticos, demonstrando uma média maior do que países da Europa. Sozinho, nosso país consome 22,75 doses diárias por mil habitantes, enquanto a região Europeia consome 17,9 doses. 
Já sabemos que o uso excessivo de antibióticos causa a resistência antimicrobiana, ou seja, resistência à eficácia dos antibióticos, que perdem sua capacidade de tratar infecções comuns. Além desses problemas que afetam diretamente a saúde, atualmente, a poluição de antibióticos (antibióticos em excesso que atingem sistemas naturais e influenciam as bactérias que estão lá) tem demonstrado ser um fator de risco também para o meio ambiente, uma vez que rompe o equilíbrio de rios e córregos e altera a composição das comunidades de bactérias – contaminando as águas do mundo todo e podendo chegar até a casa da população. 
Por este motivo, é imprescindível tomar medidas de precaução como o uso racional de medicamentos, que se refere ao paciente receber o medicamento apropriado em doses corretas, orientações sobre os riscos da automedicação e descarte irregular.
O Conselho Regional de Farmácia do Pará desenvolve desde 2014 a ação social do Farmacêutico Pai D’Égua, que visa conscientizar a população não somente a respeito do uso racional de medicamentos, mas também do descarte correto – já tendo retirado mais de 5 toneladas de medicamentos das casas da população e influenciado diretamente na criação de leis municipais de descarte de medicamentos em farmácias e drogarias.
Neste Dia Mundial do Meio Ambiente lembre-se: cuidar da natureza também é uma responsabilidade com a sua saúde!


Texto: Ascom CRF -PA
 
::. Notícias
 
 
CENTRAL DE ATENDIMENTO
Av. Almirante Barroso, 788
Bairro: Marco - Belém/PA
CEP: 66090-000
[91-3239 9500]
crfpa@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL SUDESTE
Rod. Transamazônica, Km 2, Folha 32, Casa A. Bairro: Nova Marabá. Marabá-PA
CEP: 68507-765
[94 - 3321-8233]
sudeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL OESTE
Av. Borges Leal, 2801
Bairro: Aparecida - Santarém PA
CEP: 68040-075
[93 - 3522 7374]
oeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h