::. Notícias
Postado em 08/03/2013 as 14h09  
Banco de Leite da Santa Casa disponibiliza 0800 para quem deseja doar vasilhames

O Banco de Leite da Fundação Santa Casa de Misericórdia está precisando de recipientes para o armazenamento de leite materno, os vidros de produtos como café solúvel e maionese, até 250 ml, com tampa plástica rosqueável e resistentes à alta temperatura. Os interessados em ajudar podem ligar para o 0800-7272-057 e agendar uma visita da equipe do hospital.

Segundo a gerente do Banco de Leite da Santa Casa, Cynara Souza, é utilizado especificamente este tipo de frasco por suportar a variação de temperatura, tanto para esterilização, quanto para o congelamento. Além disso, possui a entrada larga, o que facilita o manuseio, e as tampas plásticas não sofrem despigmentação, evitando a contaminação do leite. “Em janeiro iniciamos a campanha para melhorar a captação de leite materno e houve uma boa resposta. Muitas mães estão aderindo à campanha e agora estamos precisando dos frascos para fazer o armazenamento. Aumentou a entrada de leite, é necessário aumentar a entrada de frascos para armazená-lo” explica a nutricionista.

Ela informa, também, que atualmente o Banco de Leite conta com aproximadamente 2.500 frascos. Porém para atender todas as necessidades de armazenamento e utilização do leite doado, seriam necessários de três a quatro mil recipientes. Somente em fevereiro foram realizados 2.325 procedimentos com os frascos que, durante esse manuseio, conta a gerente, quebram ou racham. “Nós perdemos muitos vidros por que eles não ficam em um só lugar. Existe todo um esquema de manuseio do leite materno até chegar ao bebê. Precisamos dessa quantidade para utilizarmos em todo esse processo, desde a doadora, o controle de qualidade até a sala de ordenha” revela Cynara Souza.

Atualmente a Fundação Santa Casa de Misericórdia conta com 373 doadoras - a maioria de Belém e Região Metropolitana - sendo captados por mês cerca de 400 litros de leite. “Devido à campanha do início do ano, somente no mês de fevereiro foram captados 500 litros de leite” revela Cynara. O leite materno doado é disponibilizado para bebês prematuros ou com infecções graves e crianças com diarréia prolongada ou reações alérgicas a outros tipos de leites.

Postos de Coleta

Outra forma de ajudar é através dos postos de coleta espalhados por Belém. A ideia pioneira no estado foi criada pelo grupo voluntário de ajuda permanente “Ajudoando”, que desde novembro de 2012 realiza ações solidárias para diversas instituições, como asilos, creches e abrigos.

As coordenadoras, Andrea Azevedo e Anna Elisa Azevedo, contam que desde a fundação do grupo existe essa parceira com o Banco de Leite da Santa Casa. “Logo que nós criamos o grupo não tínhamos noção da necessidade que a Santa Casa tem com o Banco de Leite. Nós fomos até o hospital, onde a presidente Eunice Begot nos recebeu. Conversamos com ela e quando entramos na UTI Neonatal, percebemos a real necessidade de ajudar nessa luta. Então realizamos a nossa primeira campanha em parceria com o Banco de Leite da Santa Casa, que foi a arrecadação dos vidros com nossos amigos e familiares”.

Segundo Andrea, esta campanha se tornou permanente após a criação dos postos de arrecadação, que contam com o apoio de empresas e instituições privadas em vários pontos da cidade. “Hoje estamos com dois postos no Salão de Beleza Encantos, um localizado na travessa Padre Eutíquio com a avenida Conselheiro Furtado e outro dentro da Assembleia Paraense. Temos também dois postos na Lú Academia, um no bairro do Telégrafo e outro no Tenoné, e um no Tribunal de Contas do Município. No início do ano fechamos uma parceria com a rede de supermercados Líder e, a cada três meses, iremos colocar um posto em cada um dos nove supermercados espalhados pela cidade. Desde janeiro esses postos estão dando um resultado muito bom. A cada semana recolhemos os frascos e nesta última foram 40 somente em dois supermercados” revela Andrea.

Serviço:

Quem quiser colaborar com a arrecadação de recipientes para o Banco de Leite da Santa Casa pode entregar os vasilhames no local - entrada pela rua Bernal do Couto com Av. Generalíssimo - ou entrar em contato pelos fones: 0800 7272 057 (no horário comercial), 4009-2212 e 4009-2311. Para mais informações sobre o grupo de ajuda permanente “Ajudoando” – Facebook: Grupo Ajudoando; Blog: ajudoando.blogspot.com; E-mail: ajudoando@hotmail.com

Fonte: Agência Pará

 
::. Notícias
 
 
CENTRAL DE ATENDIMENTO
Av. Almirante Barroso, 788
Bairro: Marco - Belém/PA
CEP: 66090-000
[91-3239 9500]
crfpa@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL SUDESTE
Folha 32, Quadra 12, Lote 1B, Sala 9
Bairro: Nova Marabá - Marabá/PA
CEP: 68508-000
[94 - 3322 6390]
sudeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL OESTE
Rua Dom Amando, nº 1310
Bairro: Santa Clara - Santarém/PA
CEP: 68005-130
[93 - 3522 7374]
oeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h