Mensagem do Presidente - maio 2012
 

Meus caros colegas,

O mês de maio foi iniciado com a lamentável perda de nosso grande amigo e ex-diretor Pirajaguara Pereira Ferraro, falecido no dia 03.05. Um homem de grande importância para nós, justamente pelo comprometimento que tinha com a profissão farmacêutica. Ferraro participou de momentos marcantes para o CRF/PA, como a conquista de vários Termos de Ajustamento de Conduta e a participação em inúmeros eventos de Educação Continuada. Foi presidente, vice-presidente, conselheiro regional e atualmente auxiliava o Dr. Walter Jorge João ao posto de conselheiro Federal no Conselho Federal de Farmácia.

De forma memorável, no ano passado, a brilhante contribuição de Ferraro à construção da história da Farmácia no Pará foi registrada no livro comemorativo aos 50 anos do CRF/PA. Na obra, nosso grande amigo afirmou que não imaginava que a profissão farmacêutica passaria por tantas transformações ao longo dos anos. E nós não imaginávamos que perderíamos tão cedo um dos responsáveis por essas transformações.

Ferraro teve uma participação notável na perícia do Pará. Ele realizou perícia em armas e roupas dos agentes envolvidos no caso do conflito agrário em Eldorado dos Carajás, ocorrido em 1996. Participou, também, da identificação das vítimas do desabamento do Edifício Raimundo Farias, em 1987, e chefiou o Laboratório de Análises Clínicas do Hospital da Ordem Terceira.

Este ano, Ferraro protagonizou, merecidamente, o recebimento da maior honraria nacional da profissão farmacêutica em reconhecimento aos serviços prestados à sociedade. Em janeiro, eu e Walter estivemos em Brasília compartilhando com ele deste momento. Nosso grande amigo nos deixa saudade e uma espaçosa lacuna para a profissão farmacêutica no Pará, que contou com 31 anos de seu serviço frente à perícia criminal.

A você, eterno amigo, todo o reconhecimento e gratidão por ter sido um grande homem, um brilhante profissional, um parceiro de todas as horas. Mais uma vez, deixo minhas condolências aos familiares.

Bom, apesar do triste acontecimento, tivemos que dar continuidade às atividades. No dia 10.05, estive reunido com os farmacêuticos de Parauapebas no sentido de tranquilizá-los sobre o Termo de Ajustamento de Conduta - que este ano passou a determinar Assistência Farmacêutica em período integral - e confirmar a intenção do CRF de progredir com a assistência em caráter permanente no município.

Na semana do dia 25.05, a classe farmacêutica obteve uma grande vitória. Aquele foi o dia em que tivemos o prazer de receber a excelente notícia do veto da presidenta Dilma à venda de medicamentos em supermercados. Durante as semanas anteriores ao veto, uma forte mobilização nacional, articulada pelos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia, Federação Nacional dos Farmacêuticos e outras entidades, tomou conta das redes sociais com objetivo de sensibilizar e alertar a autoridade para os riscos que a sociedade estaria exposta caso o Artigo nº 8 da Medida Provisória em questão fosse aprovado.

Dessa forma, parabenizo a atitude do Conselho Federal de Farmácia, em especial ao presidente Dr. Walter João, pela coerência e determinação com que conduziu, mais uma vez, a luta em favor da sociedade.

Além disso, o Conselho Regional de Farmácia do Pará dá continuidade aos projetos que levam capacitação farmacêutica ao interior do Estado. No próximo dia 14.06, promovendo a primeira edição do Curso de Atualização Farmacêutica no município de Tucumã. Além dos profissionais deste município, o evento também é voltado para os farmacêuticos de São Félix do Xingu, Ourilândia do Norte e Água Azul do Norte. Já no dia seguinte, 15.06, a equipe do CRF/PA vai a Marabá, onde ocorre o 4º Curso de Atualização Farmacêutica no município. Ambos eventos contará com a participação do Dr. Adilson Bezerra, Delegado da Polícia Federal e ex-Chefe de Inteligência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Clique aqui para increver-se no 1º Curso de Atualização em Tucumã

Clique aqui para inscrever-se no 4º Curso de Atualização em Marabá

Um forte abraço a todos.

DR. DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

“ZELANDO PELA PROFISSÃO FARMACÊUTICA A SERVIÇO DA SOCIEDADE”

::. Mensagem do Presidente
 
 
CENTRAL DE ATENDIMENTO
Av. Almirante Barroso, 788
Bairro: Marco - Belém/PA
CEP: 66090-000
[91-3239 9500]
crfpa@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL SUDESTE
Rod. Transamazônica, Km 2, Folha 32, Casa A. Bairro: Nova Marabá. Marabá-PA
CEP: 68507-765
[94 - 3321-8233]
sudeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL OESTE
Rua Dom Amando, nº 1310
Bairro: Santa Clara - Santarém/PA
CEP: 68010-080
[93 - 3522 7374]
oeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h