Mensagem do Presidente - julho 2012
 

Meus caros colegas,


Iniciamos o mês de julho com a realização do 3º Curso de Atualização Farmacêutica de Altamira e aqui exponho meu contentamento com a participação dos colegas do município, que atribuíram grande importância à capacitação profissional e permitiram mais um grande momento de integração com a classe farmacêutica que a cada dia mais se consolida naquela região.


No dia 09 de agosto, ocorreu o 3º Curso de Atualização Farmacêutica de Parauapebas, Canaã dos Carajás e Curionópolis. Agradeço todos os profissionais que participaram com o objetivo de somar conhecimentos.


Nos dias 21 e 22 de agosto será realizado o V Ciclo de Conferências em Ciências Farmacêuticas do Sul do Pará, em Redenção. E no dia 24.08, ocorrerá o VI Ciclo de Conferências do Sudeste do Pará, em Marabá. Estejam atentos em nossos canais que comunicação, pois brevemente as inscrições serão abertas.


Aproveito para comunicar a todos que no dia 27 de agosto será inaugurada mais uma Seccional do CRF/PA, desta vez no Oeste do Estado, em Santarém. Esta expansão física do Conselho permitirá a descentralização e agilidade dos serviços, favorecendo os farmacêuticos da região. Nossa intenção é que em um futuro próximo possamos estender este posto avançado de serviços a outros territórios do Pará. 


Com elevado grau de insatisfação me encaminho para a finalização desta mensagem, pois ao término do mês de julho, a sociedade brasileira foi grandiosamente desrespeitada pela nova norma da Anvisa que liberou a comercialização dos Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) ao alcance da população, sem a correta orientação de administração medicamentosa por um profissional farmacêutico.


Quero lembrar aos colegas que essa RDC 41/12 não torna obrigatória a disponibilização dos MIP's nas gondôlas das drogarias e farmácias, cabe ao farmacêutico, como responsável técnico, civil e criminal do estabelecimento orientar o empresário quanto ao risco inerente a utilização incorreta dos MIP's e, portanto, esta medida ainda deverá ser muito combatida pelas entidades farmacêuticas deste País.

A medida é repugnante, um desserviço à população que contraria a política governamental de saúde do atual governo, inclusive, o recente veto da Presidenta Dilma à venda de medicamentos em supermercados. Mas, apesar de considerar a nova regra um total retrocesso, a classe farmacêutica não se intimidará e continuará lutando em defesa da sociedade. Nos manteremos firmes na batalha em favor do uso racional de medicamentos, afastando a banalização do consumo de medicamentos por influências mercadológicas e os riscos da automedicação. A saúde não pode mais ser tratada como uma mercadoria ela precisa ser um instrumento de cidadania!


Um forte abraço a todos.


DR. DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

“ZELANDO PELA PROFISSÃO FARMACÊUTICA A SERVIÇO DA SOCIEDADE”

::. Mensagem do Presidente
 
 
CENTRAL DE ATENDIMENTO
Av. Almirante Barroso, 788
Bairro: Marco - Belém/PA
CEP: 66090-000
[91-3239 9500]
crfpa@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL SUDESTE
Rod. Transamazônica, Km 2, Folha 32, Casa A. Bairro: Nova Marabá. Marabá-PA
CEP: 68507-765
[94 - 3321-8233]
sudeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL OESTE
Rua Dom Amando, nº 1310
Bairro: Santa Clara - Santarém/PA
CEP: 68010-080
[93 - 3522 7374]
oeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h