Mensagem do Presidente – dezembro 2008
 

Caros colegas farmacêuticos,

No mês de novembro, estivemos trocando experiências com os estudantes do curso de farmácia no ciclo de palestras “Quintas do farmacêutico”, realizado pelo Programa de Educação Tutorial de Farmácia (PET-Farmácia) da Universidade Federal do Pará. Foi uma atividade muito prazerosa, uma vez que, pude contribuir com informações históricas da profissão, indiquei alternativas de trabalho que não competem com outras áreas, e também acentuei a importância da atuação dos Conselhos Regional e Federal de Farmácia para a categoria.

Além disso, fecharemos os meses de novembro e dezembro muito felizes com o trabalho desenvolvido pelo nosso Conselho diante da aprovação do Termo de Ajuste de Conduta (TAC), em Santarém e Tucuruí. Frente a muita resistência por parte dos proprietários das farmácias, travamos uma luta para que o Termo fosse assinado, e assim, trazer avanços para a comunidade farmacêutica no oeste e sudeste paraense. Contudo, conseguimos!

O TAC foi assinado e, sua implementação tanto em Santarém quanto em Tucuruí compõe um cenário de grandes conquistas da profissão farmacêutica no Estado do Pará. O Termo vai fazer valer o direito da sociedade de contar com os nossos serviços nas farmácias e drogarias dos referidos municípios.

Caros colegas, sem dúvida alguma, ao avaliar o ano de 2008 percebemos o quanto nosso CRF pôde avançar na conquista de inúmeros postos de trabalho através de nossa intensa fiscalização, não só na capital como também no interior do Estado.

Este ano fiscalizamos mais de 75 municípios paraenses. Para atender a todos da melhor maneira possível, utilizamos avião, barco, balsa e carro através do nosso Conselho Itinerante, que leva os serviços de Secretaria, Fiscalização e Protocolo ao interior. 

Conseguimos assegurar o exercício pleno da citologia clínica pelo farmacêutico ao barrar o corporativismo de outras profissões, que não queriam permitir o advento do farmacêutico neste segmento tão importante de nossa profissão, fora outras situações de conflito que surgem no cotidiano.

Vale ressaltar o intenso trabalho feito pela Comissão de Educação Continuada do CRF, que com o total apoio da Diretoria do regional e do Conselho Federal, conseguiu alcançar os principais pólos de concentração de farmacêuticos no Pará, sem contar com o apoio prestado às iniciativas das universidades, centros acadêmicos etc.

No entanto, podemos ressaltar as seguintes realizações deste ano: 

  • VII CICLO DE CONFERÊNCIAS EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DO PARÁ: BELÉM-PA

  • V CICLO DE CONFERÊNCIAS EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DO OESTE DO PARÁ: SANTARÉM-PA

  • II CICLO DE CONFERÊNCIAS EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DO SUDESTE DO PARÁ: MARABÁ-PA

  • I CICLO DE CONFERÊNCIAS EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DO SUL DO PARÁ: REDENÇÃO-PA


Todos estes eventos contaram com a maciça participação dos colegas farmacêuticos paraenses e serviram como um importante momento de intercâmbio científico e cultural, além de funcionar como espaço de congregação da classe.

Neste ano que se conclui, conseguimos perceber a forte presença do Conselho Federal de Farmácia no Pará, graças ao intenso trabalho do nosso Conselheiro Federal Dr. Walter Jorge João. Sem dúvida alguma, os laços profissionais tendem a se fortalecer cada vez mais, para juntos fazermos a melhor profissão farmacêutica do Brasil. Somos exemplo de união enquanto gestores da profissão para o resto do país. No próximo ano pretendemos aperfeiçoar ainda mais essa união e congregação da categoria.

O ano de 2009 inicia com um leque de oportunidades para os colegas farmacêuticos. Os TAC´s que foram firmados no interior, em Ananindeua e Belém são modelos para o resto do país pela inteligência de sua formatação e por permitir que o farmacêutico na farmácia não seja uma utopia, e sim uma realidade boa para não só para os profissionais, mas também para a sociedade.

No ano que se aproxima, retomaremos o trabalho da Câmara Técnica de Farmácia Hospitalar, que em 2008 fizemos um verdadeiro raio-x do sistema de farmácia hospitalar da Santa Casa de Misericórdia, para oferecer, assim, uma melhoria nas condições de trabalho daquele local. E vamos investir em mais hospitais no ano que vem, para sempre servir bem ao colega farmacêutico.

Iniciamos em 2008 e pretendemos finalizar até março de 2009 uma ampla reforma na Sede do Conselho, começamos por uma reforma e revisão de toda a parte elétrica, hidráulica, sanitária e instalações de internet e telefone. Partiremos para uma troca geral do telhado do prédio, depois vamos começar a revitalização da fachada com o intuito de mostrar à sociedade a verdadeira força de nossa profissão, além de reformar todos os ambientes internos do CRF.

O trabalho de reforma da sede é extremamente oneroso e nos causou muitos infortúnios pelo fato de estarmos na obra durante sua execução. Contudo, desde já pedimos desculpas àqueles que vieram ao CRF nesse período e presenciaram a poeira e o entulho da obra. Nossa pretensão é construir o auditório e o lounge de eventos ainda em 2009, porém estamos atrás de recursos para viabilizá-los. O início desta reforma só foi possível graças a um empréstimo que conseguimos do CFF, e que ainda em 2009 teremos que dar início ao pagamento. No término do empréstimo vamos investir na construção do espaço de eventos do CRF, para trazer o colega farmacêutico cada vez para dentro do Conselho.

Meus nobres colegas, 2008 foi cansativo demais porque muito fizemos para mostrar a cara da profissão farmacêutica paraense. Mas tenho certeza que 2009 será igualmente cansativo, porém quero agradecer todo o apoio e respaldo que venho obtendo por parte de cada um de vocês. Tenham absoluta convicção que estou em busca do melhor para nós, e esse objetivo só irei alcançar se contar com o apoio de todos vocês, não só nos momentos de embate, mas também nos momentos de confraternização.

Muito obrigado pelo carinho e apoio. Espero que todos possam receber a tempo a singela homenagem que o CRF presta a cada um de vocês pelo transcurso do natal e ano novo. Espero que todos tenham momentos felizes durante as festas de final de ano e, em 2009 estejam com o ânimo renovado para prosseguirmos fortes em busca de nossos objetivos.  

Um forte abraço,

Dr. Daniel Jackson Costa

PRESIDENTE

“Zelando pela profissião farmacêutica à serviço da Sociedade”          

::. Mensagem do Presidente
 
 
CENTRAL DE ATENDIMENTO
Av. Almirante Barroso, 788
Bairro: Marco - Belém/PA
CEP: 66090-000
[91-3239 9500]
crfpa@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL SUDESTE
Rod. Transamazônica, Km 2, Folha 32, Casa A. Bairro: Nova Marabá. Marabá-PA
CEP: 68507-765
[94 - 3321-8233]
sudeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL OESTE
Rua Dom Amando, nº 1310
Bairro: Santa Clara - Santarém/PA
CEP: 68010-080
[93 - 3522 7374]
oeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h