Mensagem do Presidente – outubro 2009
 

Nobres colegas,

Neste mês de outubro, estamos publicando a terceira edição do Jornal do Farmacêutico, com notícias de fatos ocorridos em julho, agosto e setembro. Diante de tantos acontecimentos durante este período, fomos forçados a aumentar o número de páginas de nosso informativo. Isso é bastante positivo para a nossa classe, o que significa que as ações farmacêuticas, tanto regional quanto nacionalmente, vêm aumentando e se fortificando a cada dia.

Destaco também, que o Jornal do Farmacêutico se apresenta aos profissionais do interior do estado, como mais uma possibilidade, além do site, de obter informações do universo farmacêutico de forma ampla. Informo ainda, que vocês, meus caros colegas, podem contribuir com sugestões de assuntos a serem abordados pelo nosso jornal, ou até mesmo enviar opiniões ou sugestões para nossa Assessoria de Comunicação.

A intenção é aperfeiçoar cada vez mais nossos canais de diálogo com vocês, e para que isso seja alcançado com sucesso, comunique-se com a gente, envie e-mail ao endereço eletrônico ascom@crfpa.org.br e contribua para que os nossos instrumentos de comunicação estejam sempre voltados ao interesse da classe farmacêutica.

E por falar em ações, no dia 24 de setembro, o nosso Conselho Regional, realizou a primeira reunião da Câmara Técnica de Análises Clínicas, com o objetivo de discutir as atuações deste setor, que encontra-se em ascensão no estado.  Estiveram presentes, além dos representantes do CRF/PA, os representantes do Laboratório Central do Pará (LACEN/PA), do laboratório Analytical Center, o presidente da Associação dos Laboratórios de Análises Clínicas do Pará e um consultor laboratorial e de capacitação profissional do Rio de Janeiro.

Ao final da reunião, a Câmara Técnica pautou a realização de cursos de capacitação, ampliação das ações de monitoramento do controle de qualidade de análises laboratoriais e as adequações dos estabelecimentos e acordo com as normas do Ministério da Saúde. Com a criação da Câmara Técnica de Análises Clínicas, somam-se agora, três Câmaras Técnicas criadas, com as Câmaras Técnicas de Farmácia Magistral e a de Farmácia Hospitalar. 

No início deste mês, realizamos, através da Câmara Técnica de Farmácia Hospitalar, uma fiscalização na farmácia do Pronto Socorro da 14 de Março. Lá, encontramos diversas irregularidades, como medicamentos armazenados de forma inadequada, inclusive, cartelas de medicamentos espalhados pelo chão. Paredes infiltradas e péssimas condições de trabalho para os profissionais farmacêuticos, que se encontram com apenas uma cadeira para sentar, foram denunciadas ao Ministério Público, para que este tome as devidas providências.

Junto com o Ministério Público de Marabá e a Anvisa local, interditamos três farmácias no município, que anteriormente havia sido desinterditadas sem a devida regularização. O CRF/PA tomou conhecimento e denunciou ao MP, que mais uma vez se tornou um grande parceiro do Conselho, em busca de saúde melhor em nosso estado, e vamos continuar atentos a qualquer fato que envolva nossa profissão.

Situações como estas não serão toleradas, em hipótese alguma, pelo CRF/PA. Continuaremos trabalhando de forma intensa para que este quadro seja transformado, e para que os profissionais farmacêuticos possam trabalhar em um ambiente favorável à qualificação dos serviços e a sociedade seja melhor assistida.

Para o próximo mês, planejamos uma nova operação com ANVISA no sentido de coibir as ilicitudes que têm ocorrido em alguns estabelecimentos auto-intitulados “farmácia”. Estamos na luta para aumentar o conceito da classe junto à sociedade.

Um forte abraço e aguarde as novidades no próximo mês.

Dr. Daniel Jackson Pinheiro Costa

PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DOS ESTADOS DO PARÁ E AMAPÁ

::. Mensagem do Presidente
 
 
CENTRAL DE ATENDIMENTO
Av. Almirante Barroso, 788
Bairro: Marco - Belém/PA
CEP: 66090-000
[91-3239 9500]
crfpa@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL SUDESTE
Rod. Transamazônica, Km 2, Folha 32, Casa A. Bairro: Nova Marabá. Marabá-PA
CEP: 68507-765
[94 - 3321-8233]
sudeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL OESTE
Rua Dom Amando, nº 1310
Bairro: Santa Clara - Santarém/PA
CEP: 68010-080
[93 - 3522 7374]
oeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h