Mensagem do Presidente – dezembro 2009
 

Nobres colegas,

A mensagem deste mês faz uma breve retrospectiva dos acontecimentos deste ano de 2009. Um ano em que realizamos muito trabalho e a classe farmacêutica obteve grandes conquistas.

Iniciamos o ano com o glamour da festa em comemoração ao Dia do farmacêutico, realizada na Assembléia Paraense. Com a arrecadação dos alimentos doados na ocasião da festa, pudemos contribuir para a manutenção de entidades, que dotadas de espírito fraternal, ajudam crianças carentes e dependentes químicos.

Logo depois veio o momento de qualificação profissional, onde os farmacêuticos tiveram a oportunidade de participar dos Ciclos de Conferências, que alcançaram os profissionais do sul, sudeste, oeste do estado, culminando em um grande encontro que foi o Ciclo estadual, ocorrido em Belém.

Passamos pela reestruturação de nossa sede, onde os espaços foram ampliados e otimizados para atendê-los de forma confortável.

Este ano foi um ano muito marcante para nós, principalmente no que tange o reconhecimento nacional em relação à plenitude da Assistência Farmacêutica. Atualmente somos o único Conselho Regional de Farmácia do país que atingiu o maior índice de fiscalização.

As intensas fiscalizações na capital e no interior do estado, como a Operação Sallus III, ocorrida em Santarém, e a Operação Efeito colateral, ocorrida recentemente em Redenção, ambas em parceria com a Polícia Federal e as Agências Nacional, Estadual e Municipal de Vigilância Sanitária, entre outras constantes fiscalizações, dão veracidade ao brilhante resultado obtido pelo nosso Conselho.

Os Termos de Ajuste de Conduta negociados, a exemplo de Castanhal, Redenção, Parauapebas e Marituba, contribuem para a somatória de atividades positivas que realizamos este ano e que esperemos muito em breve firmá-los.

Em 2009 não demos trégua às irregularidades encontradas em estabelecimentos farmacêuticos, fossem eles públicos ou privados. E desde já informamos a vocês, nobres colegas, que no ano de 2010 não descansaremos enquanto não virmos os profissionais farmacêuticos presentes de forma integral nas farmácias e drogarias do estado do Pará. Estejam certos que diante de tamanhas vitórias, fôlego não irá nos faltar!  

Envolvido pela felicidade em atestar que o CRF/PA está crescendo a cada dia e que o resultado do trabalho realizado tem tido grande reconhecimento dos profissionais, firmo o compromisso de qualificar cada vez mais o trabalho realizado frente à diretoria deste Conselho.

Sendo assim, deixo registrado que em 2010 lutaremos contra o Projeto de Lei do Ato Médico que tenta restringir a realização de exames citopatológicos e a assinatura de seu laudo como privativa da medicina, uma vez que o farmacêutico bioquímico é habilitado para tal. Lutaremos pela presença farmacêutica de forma integral nas farmácias, drogarias e estabelecimentos públicos de saúde. Lutaremos contra as irregularidades na comercialização dos medicamentos. Lutaremos por uma sociedade assistida de forma justa, sobretudo no que concerne o âmbito da saúde.

Pois bem, queridos colegas, eu não poderia finalizar esta mensagem antes de parabenizar meu conselheiro federal e agora vice-presidente do Conselho Federal de Farmácia, Dr. Walter Jorge da Silva João, a quem agradeço a parceria e dou sinceros votos de longevidade frente à diretoria nacional de nossa classe.

Desejo a todos um próspero Ano Novo e que em 2010 nossa classe se una cada vez mais.

Um forte abraço.

DR. DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia dos Estados do Pará e Amapá

“ZELANDO PELA PROFISSÃO FARMACÊUTICA A SERVIÇO DA SOCIEDADE” 

::. Mensagem do Presidente
 
 
CENTRAL DE ATENDIMENTO
Av. Almirante Barroso, 788
Bairro: Marco - Belém/PA
CEP: 66090-000
[91-3239 9500]
crfpa@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL SUDESTE
Rod. Transamazônica, Km 2, Folha 32, Casa A. Bairro: Nova Marabá. Marabá-PA
CEP: 68507-765
[94 - 3321-8233]
sudeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL OESTE
Rua Dom Amando, nº 1310
Bairro: Santa Clara - Santarém/PA
CEP: 68010-080
[93 - 3522 7374]
oeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h