Mensagem do Presidente – agosto 2010
 

Caros colegas farmacêuticos, estudantes e usuários do nosso site, mais uma vez, por meio dessa mensagem compartilho com vocês o grande orgulho que sinto em ver a intensidade do trabalho que o CRF/PA desempenha a cada dia. São grandes operações de fiscalização, Ciclos de Conferências, implantação de Termos de Ajuste de Conduta, além de muitas outras atividades, como a criação da Associação dos Farmacêuticos de Parauapebas e Região.  

No dia 15 julho estive em Parauapebas em companhia do vice-presidente, Dr. Ricardo Vieira. Reunimos com os farmacêuticos e proprietários de farmácias e drogarias da localidade, o objetivo foi orientá-los a exercer suas atividades de acordo com as normas estabelecidas no Termo de Ajuste de Conduta, em vigor desde o dia 1º de agosto no município.

Logo após a reunião geral, outra reunião fora realizada apenas com os farmacêuticos de Parauapebas e Canaã dos Carajás. Na ocasião, com auxílio da assessora jurídica do CRF/PA, Dra. Ana Amélia Miranda, foi criada a Associação dos Farmacêuticos de Parauapebas e Região. O Estatuto foi aprovado e a primeira diretoria foi eleita por aclamação. Isso significa uma grande conquista aos profissionais do Sudeste do estado, que agora contam com uma forte entidade de amparo e representação.    

Bom, depois deste encontro partimos para outros, só que dessa vez nossos encontros foram com os proprietários de estabelecimentos farmacêuticos em meio a grandes operações de fiscalização. Durante a semana do dia 20 de julho, colocamos a Operação Topázio IV em campo. Estivemos nos municípios de Paragominas, Mãe do Rio e Castanhal para coibir irregularidades e resgatar a essência da farmácia como estabelecimento de saúde.

Avisos não faltaram e quem ousou em descumprir as regras teve que se contentar com as punições aplicadas. A Topázio IV apreendeu mais de 600 quilos de medicamentos falsificados, contrabandeados e sem registro na Anvisa; fechou as portas de 20 estabelecimentos e autuou tantos outros; exigiu a presença de farmacêuticos e conduziu duas pessoas à prisão. Quem estava quite com suas obrigações legais não teve o que temer.

Realizamos a Operação Topázio IV em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Polícia Federal. Continuamos a avisar a todos que mais operações virão pela frente, por isso é importante que nossos farmacêuticos estejam sempre atentos às normas estabelecidas, oferecendo qualidade de assistência à população.

Nos dias 26, 27 e 28 de julho, participei, juntamente com os fiscais do CRF/PA, do XI Encontro Nacional de Fiscalização Qualitativa, organizado pela Comissão de Fiscalização do CFF, da qual faz parte o vice-presidente da entidade e nosso conselheiro federal, Dr. Walter Jorge João.

Por fim, ratificamos aos farmacêuticos do interior do estado o convite para a participação no III Ciclo de Conferências em Ciências Farmacêuticas do Sul do Pará, que acontecerá nos dia 9 e 10 de agosto, em Redenção, e também no IV Ciclo de Conferências do Sudeste, que acontecerá nos dias 11 e 12 de agosto em Marabá.

Contamos com a participação de todos.

Um forte abraço!

DR. DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA                                        

Presidente do Conselho Regional de Farmácia dos Estados do Pará e Amapá

 “ZELANDO PELA PROFISSÃO FARMACÊUTICA A SERVIÇO DA SOCIEDADE”

 

::. Mensagem do Presidente
 
 
CENTRAL DE ATENDIMENTO
Av. Almirante Barroso, 788
Bairro: Marco - Belém/PA
CEP: 66090-000
[91-3239 9500]
crfpa@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL SUDESTE
Rod. Transamazônica, Km 2, Folha 32, Casa A. Bairro: Nova Marabá. Marabá-PA
CEP: 68507-765
[94 - 3321-8233]
sudeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL OESTE
Rua Dom Amando, nº 1310
Bairro: Santa Clara - Santarém/PA
CEP: 68010-080
[93 - 3522 7374]
oeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h