Mensagem do Presidente – setembro 2010
 

Caros colegas farmacêuticos, estudantes e usuários do nosso site, compartilho com vocês o contentamento diante das ações que o nosso Conselho de Farmácia vem realizando, tanto para coibir irregularidades em estabelecimentos, e assim, zelar pela saúde da população, quanto no âmbito da capacitação profissional.  

Em continuidade às fiscalizações, recentemente o CRF/PA realizou mais duas grandes operações, a "Efeito Colateral II", no início do mês de agosto, e a "Topázio V", que se prolongou durante duas semanas em vistoria por diversos municípios paraenses, buscando acima de tudo, resgatar o orgulho e o valor da profissão farmacêutica.

Em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Divisão de Investigações e Operações Especiais (Dioe) e Vigilância Sanitária Municipal, durante os dias 4 e 5 de agosto, o CRF/PA visitou um total de 26 estabelecimentos farmacêuticos em Belém, Ananindeua, Santa Bárbara e Mosqueiro. Durante as averiguações, 15 estabelecimentos foram fechados e quatro pessoas presas.

Já no final do mês, outra grande operação fora realizada. Desta vez o alvo foi o Sudeste do estado. A parceria entre o CRF/PA, Anvisa e Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizou a "Topázio V", que vistoriou as farmácias de Jacundá, Curionópolis, Canaã dos Carajás, Parauapebas, e novamente passou por Eldorado dos Carajás. Durante a operação, 60 estabelecimentos foram visitados, sendo que 32 tiveram que fechar as portas, duas pessoas foram presas e aproximadamente 750 quilos de medicamentos foram apreendidos.

O expressivo índice de irregularidades com que nos deparamos durantes as fiscalizações, nos afirmam a importância de realizar atividades de Educação Continuada para nossos farmacêuticos, pois assim como os proprietários dos estabelecimentos, os profissionais da saúde devem estar atentos à qualidade dos serviços e origem dos produtos oferecidos à população.

É com esta preocupação que realizamos os Ciclos de Conferências, pois temos necessidade de capacitar e orientar nossos profissionais sobre o universo farmacêutico, desde legislação à dispensação de medicamentos. Em acordo com tal posicionamento, também em agosto, realizamos o III Ciclo de Conferências para os farmacêuticos do Sul do Pará, ocorrido nos dias 9 e 10 daquele mês, em Redenção, e o IV Ciclo para os profissionais do Sudeste do estado, ocorrido nos dias 11 e 12 de agosto, em Marabá.

Durante a passagem do Conselho pelo município de Redenção, alcançamos mais um êxito em defesa da sociedade paraense. Pois, finalmente conseguimos o firmamento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) no município. Agora a população local pode contar com a garantia da assistência farmacêutica, que deve ser obrigatória nos estabelecimentos farmacêuticos da localidade.

Estive em diversas reuniões com os colegas do setor magistral para auxiliá-los na busca dos Alvarás Sanitários em Belém, já que muitos colegas não tinham pleno conhecimento das exigências previstas em Lei, e graças à parceria com a ANFARMAG conseguimos um prazo maior para permitir a adequação dos colegas do segmento. No dia 11 de setembro, estaremos realizando o I WORKSHOP EM FARMÁCIA MAGISTRAL, no Hotel Sagres, de 9h às 18h, com intervalo apenas para almoço, e assim, espero atender este importante segmento farmacêutico a serviço da sociedade.

Daqui a pouco mais ações virão, inclusive, mais ações educacionais em alguns municípios. Por fim, quero celebrar com vocês, meus colegas, mais um motivo para comemorações. Durante o 70º Congresso da Federação Internacional Farmacêutica (FIP), ocorrido no dia 30 de agosto, em Portugal, o dia 25 de setembro foi instituído como o Dia Internacional do Farmacêutico. Desde já, parabenizo todos os meus colegas por mais essa data comemorativa.

Um forte abraço!

DR. DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA                                        

Presidente do Conselho Regional de Farmácia dos Estados do Pará e Amapá

 “ZELANDO PELA PROFISSÃO FARMACÊUTICA A SERVIÇO DA SOCIEDADE”

::. Mensagem do Presidente
 
 
CENTRAL DE ATENDIMENTO
Av. Almirante Barroso, 788
Bairro: Marco - Belém/PA
CEP: 66090-000
[91-3239 9500]
crfpa@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL SUDESTE
Rod. Transamazônica, Km 2, Folha 32, Casa A. Bairro: Nova Marabá. Marabá-PA
CEP: 68507-765
[94 - 3321-8233]
sudeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL OESTE
Rua Dom Amando, nº 1310
Bairro: Santa Clara - Santarém/PA
CEP: 68010-080
[93 - 3522 7374]
oeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h