Mensagem do Presidente - novembro 2010
 

Meus caros colegas, inicialmente recebam minha calorosa saudação a cada um de vocês que contribuem com o crescimento de nossa profissão e ajuda nosso CRF a crescer e trabalhar cada vez mais.

 

O inicio do mês de outubro foi marcado por vários atos administrativos, com o claro objetivo de oferecer maior celeridade aos colegas no lidar com o CRF, e também, realizamos inspeções nas unidades municipais de saúde de Belém. O resultado é que todas foram multadas por não possuírem farmacêutico em horário integral. Estamos na luta para que em breve consigamos ter a realização de um concurso público para Belém.

 

No dia 15.10, reunimos com os farmacêuticos da Farmalíder. Falamos sobre o resultado das fiscalizações que vem sendo feitas constantemente em todo o estado. Orientamos os profissionais sobre suas responsabilidades enquanto gerenciadores de estabelecimentos farmacêuticos e promotores de assistência à saúde.

 

Durante o mês passado, realizamos mais uma edição da operação Topázio. Em sua oitava versão, a fiscalização vistoriou cerca de 150 estabelecimentos, interditou 20, apreendeu 1,6 tonelada de medicamentos, além de autuar três pessoas. Tudo isso em um período de quatro dias.

 

Com o objetivo de combater os riscos gerados com a compra de medicamentos clandestinos e falsificados, iniciamos nossas visitas por Barcarena, no dia 19.11, depois seguimos para Mocajuba, Cametá, Igarapé Miri, Abaetetuba, e durante o retorno, fechamos um estabelecimento de venda de suplementos alimentares em Belém, que estava comercializando anabolizantes.  O proprietário foi preso em flagrante.

 

Durante nossas "peregrinações", o mais impressionante de tudo foi a quantidade de munições e armamentos que encontramos em alguns estabelecimentos. Parecia estoque de artefatos para uma Guerra. Os responsáveis responderão por porte ilegal de armas.

 

No dia 15 de outubro, diante da situação preocupante em que se encontram as farmácias das Unidades de Saúde de Belém, constatada após fiscalização que fizemos nas mesmas, protocolamos junto ao Ministério Público documento em que solicitamos o oferecimento de Assistência Farmacêutica em Período Integral nas UMS.

 

Firmamos esse compromisso assumido em reunião ocorrida em setembro com o diretor da Secretaria Municipal de Saúde, Mailton Ferreira e a Dra. Suely Cristina Aguiar, membro do Ministério Público, onde expusemos diversas irregularidades encontradas nas farmácias das UMS, dando razão para a interdição desses recintos.

 

Agora, com o cumprimento de nossa parte e o relatório protocolado, aguardamos as providências do Ministério Público, para que a população possa receber atendimento de melhor qualidade a que tem total direito.

 

No dia 1° deste mês, eu e o vice-presidente do CFF, estivemos reunidos com os farmacêuticos das drogarias Big Benn. Conversamos com os colegas sobre a recente regra da RDC 44/10, que diz respeito à venda controlada de antibióticos. Expusemos nossa preocupação com prévia necessidade de estruturar os serviços de saúde antes da determinação da Anvisa, para que não haja um colapso na saúde, tanto pública quanto privada. 

 

Para tratar disso, estarei viajando no dia 8 de novembro para Brasília, onde dirigentes de todos os CRFs se reunirão em torno da pauta da RDC 44/10. Assim que chegar, irei compartilhar as informações com vocês, pois estou extremamente preocupado com o demasiado trabalho burocrático que será colocado em nossas mãos, nos retirando, em parte, do belíssimo trabalho de atenção farmacêutica.

 

Por fim, meus nobres colegas, com alegria os convido para participar da escolha do(a) Farmacêutico(a) do Ano e demais profissionais que se destacaram ao longo deste 2010 nos segmentos de Análises Clínicas, Farmácia Comunitária, Ensino Farmacêutico, Farmácia de Manipulação, Farmácia Hospitalar, Perícia Criminal e Setor Público.

 

Portanto, se você tiver sugestão para indicar colegas a serem homenageados, faça um breve resumo de 400 caracteres sobre a atuação do(a) profissional, anexe o curriculum vitae dele(a) e nos envie pelo e-mail crfpa@crfpa.org.br até o dia 30 deste mês. A celebração ocorrerá durante a Solenidade do dia do Farmacêutico do próximo ano.

 

Aguardamos sua colaboração!

 

 

DR. DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

“ZELANDO PELA PROFISSÃO FARMACÊUTICA A SERVIÇO DA SOCIEDADE”

 

::. Mensagem do Presidente
 
 
CENTRAL DE ATENDIMENTO
Av. Almirante Barroso, 788
Bairro: Marco - Belém/PA
CEP: 66090-000
[91-3239 9500]
crfpa@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL SUDESTE
Rod. Transamazônica, Km 2, Folha 32, Casa A. Bairro: Nova Marabá. Marabá-PA
CEP: 68507-765
[94 - 3321-8233]
sudeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL OESTE
Rua Dom Amando, nº 1310
Bairro: Santa Clara - Santarém/PA
CEP: 68010-080
[93 - 3522 7374]
oeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h