Mensagem do Presidente - maio 2013
 

Prezados(as) colegas,

O mês de Maio consagrou-se como mais um mês extremamente proveitoso e intenso para nós da equipe do Conselho Regional de Farmácia do Pará. Principalmente ao cumprir uma de nossas grandes atribuições e, por que não dizer, missões; o da fiscalização e garantia de que a profissão farmacêutica seja exercida de forma adequada e responsável.

No final do mês, a equipe do CRF/PA - em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), departamentos de Vigilância Sanitária Municipal e Estadual e Polícias Rodoviária Federal e Civil - iniciou operação de fiscalização em diversos estabelecimentos localizados na região metropolitana de Belém. Diversas irregularidades preocupantes foram encontradas em alguns estabelecimentos ilegais, como venda de medicamentos sem prescrição, sem comprovante de procedência e até mesmo medicamentos proibidos em território nacional. Contudo, tais estabelecimentos que ofereciam risco alarmante à população, foram interditados, os medicamentos apreendidos e os proprietários responsabilizados pelos crimes cometidos.

O saldo de quatro dias de operação foi extremamente satisfatório para todos nós: mais de 300 mil comprimidos sem procedência e/ou ilegais foram apreendidos, três estabelecimentos foram interditados e três pessoas foram presas. Mas o mais importante é a ter certeza e reconforto de que tais estabelecimentos não oferecerão mais riscos à saúde da população. Essa certeza e satisfação faz com que eu me sinta cada vez mais motivado a trabalhar constantemente em prol da categoria.

Aproveito a oportunidade, também, para relembrar o valor da data comemorada no último dia 05.05: o Dia do Uso Racional de Medicamentos. Nós, profissionais farmacêuticos, sabemos a importância de presença de um profissional habilitado dentro dos estabelecimentos e o risco que um medicamento utilizado de forma irresponsável pode acarretar para a saúde do ser humano. Então espalhe a palavra, todo dia é dia de ressaltar a relevância do profissional farmacêutico para a sociedade e do uso racional dos medicamentos.

E para garantir que esse profissional esteja sempre qualificado e atualizado, o CRF/PA continua promovendo os já tradicionais Cursos de Atualização. No último dia 17.05, estivemos em Altamira promovendo a 4ª edição do Curso de Atualização Farmacêutica. Na ocasião, temas extremamente pertinentes para o cotidiano farmacêutico foram abordados, a exemplo da palestra ministrada pelo Dr. Ricardo Vieira, vice-presidente do nosso Conselho, que tratou sobre ’’o ato farmacêutico mediante prescrições não médicas”. Além da palestra ’’O papel do farmacêutico na prevenção, controle e tratamento das doenças sexualmente transmissíveis”, ministrada pelo Dr. José Eduardo Gomes de Arruda, doutorando em biologia dos agentes infecciosos e parasitários (UFPA). A adesão dos profissionais e estudantes ao curso foi muito satisfatória e motiva mais ainda nossa passagem por outros municípios, sempre levando qualificação e conteúdo aos que buscam.

Justamente por isso, estaremos no município Santarém no próximo dia 20.06 para promover a 5ª edição do Curso de Atualização Farmacêutica em Santarém. Você, farmacêutico residente em Santarém ou arredores, não perca essa oportunidade! Faça sua inscrição clicando aqui.

Por fim, aproveito o canal para agradecer publicamente pela honra de ser homenageado na última edição do Prêmio Paulo Queiroz Marques, realizado pela Anfarmag no último dia 22.05. Defendo sempre a relevância do segmento magistral que, para mim, representa a essência farmacêutica na sociedade. O farmacêutico magistral é um grande aliado e assim deve ser sempre. E acredito que a Associação Nacional de Farmácia Magistral faz um trabalho irretocável em mantê-los dessa forma.

 

Um forte abraço a todos,

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

"ZELANDO PELA PROFISSÃO FARMACÊUTICA A SERVIÇO DA SOCIEDADE"

::. Mensagem do Presidente
 
 
CENTRAL DE ATENDIMENTO
Av. Almirante Barroso, 788
Bairro: Marco - Belém/PA
CEP: 66090-000
[91-3239 9500]
crfpa@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL SUDESTE
Rod. Transamazônica, Km 2, Folha 32, Casa A. Bairro: Nova Marabá. Marabá-PA
CEP: 68507-765
[94 - 3321-8233]
sudeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL OESTE
Rua Dom Amando, nº 1310
Bairro: Santa Clara - Santarém/PA
CEP: 68010-080
[93 - 3522 7374]
oeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h