Mensagem do Presidente - Junho 2013
 

Prezados(as) colegas,

Mais uma vez, o mês de junho ficou marcado pelas ações intensas do Conselho Regional de Farmácia do Pará de modo a garantir que, mais uma vez, o profissional farmacêutico seja devidamente capacitado, valorizado e respeitado. Nada mais justo no mês em que comemoramos o Dia Municipal do Farmacêutico, celebrado desde 2010 - ano da instituição da data na Câmara Municipal de Belém por meio da Lei nº 8.378/10. A emblemática data foi instituída por conta do firmamento do Termo de Ajustamento de Conduta no estado do Pará, que garantiu a Assistência Farmacêutica em período integral.

Tal fato é extremamente representativo das conquistas e união da classe farmacêutica, que sempre me foi motivo de orgulho e me incentiva diariamente a lutar em busca de melhorias. Sendo assim, inicio esse contato parabenizando a todos novamente pela data. Veiculamos spots em rádios da cidade, utilizamos o portal, nossa newsletter enfim...mas não há nada melhor do que poder reiterar diretamente o sentimento de orgulho que me envolve quando olho para trás e relembro todos os progressos da categoria. Sempre é tempo de perpetuar os avanços. Avanços que construímos com garra e luta. E que sempre estejamos dispostos a mostrar a todos o real valor do profissional farmacêutico dentro da sociedade.

E justamente para garantir a valorização profissional, no último dia 11.06 estive ao lado de dezenas de profissionais que foram às ruas reivindicando melhores condições trabalhistas em movimento idealizado pelo Sindicato dos Farmacêuticos de Belém (SINFAR) e que contou com apoio do CRF/PA. A necessidade de reajustes salariais e acúmulo de funções dentro dos estabelecimentos são problemas sérios e que devem sim ser resolvidos. O movimento "Respeite o Farmacêutico!", liderado por profissionais da Farmácia do Trabalhador, aglutinou também profissionais de outras redes de farmácias, a exemplo da Big Ben e Extrafarma. O saldo da manifestação foi extremamente positivo: grande parte das reivindicações foram atendidas em forma de acordos coletivos com as redes de farmácias citadas. O Conselho Regional de Farmácia do Pará parabeniza novamente o SINFAR pelos avanços e conquistas obtidas na ocasião - em especial os Drs. Deick Quaresma e Antônio César Rodrigues Gomes, sempre engajados para garantir os direitos do profissional.

No dia 12.06, estive na Universidade Federal do Pará. Mais especificamente em reunião com os membros da coordenação, professores e parte da equipe responsável pelo Curso de Farmácia da UFPa. A conversa com os Drs. Marcos Valério Santos da Silva, diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UFPa; Maria Lucia Souza Siqueira, Cristiane Ferraz Maia, Orenzio Soler e Luis Carlos Silva foi extremamente proveitosa e agradável. Na ocasião, reafirmamos o compromisso e estreitamos cada vez mais a relação entre a Faculdade de Farmácia da UFPa e o CRF/PA. A reunião tratou, principalmente, a respeito dos eventos alusivos à comemoração dos 110 anos da criação do Curso de Farmácia da UFPa - a ser comemorados no próximo dia 18 de outubro. 110 anos exercendo de forma exemplar o papel de formar profissionais preparados e capacitados para o mercado de trabalho.

Por fim, no último dia 26.06 recebi a equipe da TV Record na sede do CRF/PA, para tratar de uma situação extremamente alarmante e sobre a qual trato com frequência: a venda ilegal de medicamentos. Sabemos os riscos latentes de tal modalidade de venda - ainda mais de um medicamento de controle especial, como no caso da sibutramina. E sabemos, principalmente, os riscos da utilização desordenada de medicamentos e sem orientação. Então repito: a população e você, profissional, devem ser nossos maiores fiscais. Caso veja qualquer situação do tipo, não hesite. A comercialização ilegal de medicamentos é crime, e para denunciar estes atos, basta entrar em contato conosco através do site: http://www.crfpa.org.br/sitesed/crfpa/ e clicar no link “Fale Conosco’’, ou entrar em contato pelo número (91) 3239-9500.

Enfim, desejo a todos um excelente mês de julho. Aproveitem as férias de maneira responsável e lembrem-se que, no próximo dia 23 de julho, Belém sediará o 3º Seminário Belém de Atualização Farmacêutica, com o tema "Cuidados Farmacêuticos na Pediatria". Estamos nas últimas vagas, portanto, corra e garanta já sua inscrição!

Um forte abraço a todos,

DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

"ZELANDO PELA PROFISSÃO FARMACÊUTICA A SERVIÇO DA SOCIEDADE"

 

::. Mensagem do Presidente
 
 
CENTRAL DE ATENDIMENTO
Av. Almirante Barroso, 788
Bairro: Marco - Belém/PA
CEP: 66090-000
[91-3239 9500]
crfpa@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL SUDESTE
Rod. Transamazônica, Km 2, Folha 32, Casa A. Bairro: Nova Marabá. Marabá-PA
CEP: 68507-765
[94 - 3321-8233]
sudeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL OESTE
Rua Dom Amando, nº 1310
Bairro: Santa Clara - Santarém/PA
CEP: 68010-080
[93 - 3522 7374]
oeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h