Mensagem do Presidente - Novembro 2013
 

Prezados (as) colegas,

Fim do mês de novembro e ficamos cada vez mais próximos do fim de mais um ano. Mais um ano extremamente produtivo para o Conselho Regional de Farmácia - não só como instância regulatória, mas também como um espaço de união e congregação dos profissionais farmacêuticos em busca de um bem comum. É gratificante olhar para trás e rever as grandes conquistas e largos passos dados a cada mês dessa intensa caminhada. Todos somos engrenagens de uma máquina que propulsiona a categoria farmacêutica no Estado. E assim devemos pensar a cada dia de atuação; seja dentro das farmácias, laboratórios, instituições de ensino superior, enfim, alguma das inúmeras áreas de atuação que o profissional farmacêutico ocupa nos dias de hoje.

No último dia 11.11, estive no município de Tucuruí em mais um dos Plantões da Diretoria. Tive a oportunidade de estar ao lado de cerca de 80% do contingente da categoria no município e ter uma saudável e produtiva conversa acerca de diversos temas como a ação do Ministério Público Federal contra nosso Conselho para a aceitação de Técnicos em Farmácia e inclusão de profissionais nas Unidades de Saúde por meio de Concursos Públicos. Porém um dos pontos-chave do encontro foi a discussão acerca do importante Termo de Ajustamento de Conduta no município. Agradeço a todos os profissionais pela recepção e reafirmo mais uma vez meu compromisso em manter o que foi discutido e ir em busca de avanços - como já é de praxe - para a região.

Nos dias 12 e 13.11, estive em Marabá. Local que sediou a sétima edição do nosso tradicional Ciclo de Conferências em Ciências Farmacêuticas do Sudeste do Pará. Mais de 100 farmacêuticos estiveram conosco nos dois dias de evento que trouxe palestras com temas que foram de "Sustentabilidade da Assistência Farmacêutica na Rede de Atenção à Saúde" até "Aspectos Regulatórios e Técnicos da Prescrição Farmacêutica", tema que faz parte e deve ser abordado com freqüência cada vez maior após a regulamentação da Prescrição por nós, farmacêuticos.

A equipe do CRF/PA esteve junto à Vigilância Sanitária Municipal e Guarda Municipal em ação de fiscalização na Região Metropolitana de Belém no último dia 14.11. Na ação, quatro estabelecimentos fora dos padrões de salubridade estabelecidos e com sérias irregularidades foram interditados. A alarmante situação ainda é uma realidade de todo e qualquer estado. Contudo, o CRF/PA trabalha de forma intensa para coibir e punir tais estabelecimentos que oferecem riscos extremos à sociedade e aos profissionais farmacêuticos.

Apesar de situações do tipo, a categoria farmacêutica no estado tem muito mais o que comemorar. No último dia 20.11, o Conselho Regional de Farmácia do Pará promoveu o Fórum de Prescrição Farmacêutica do Pará. Quase 800 pessoas estiveram conosco nesse momento de capacitação e preparo para a nova realidade ora distante e hoje palpável. E nada me deixa mais feliz do que ver mais de setecentos profissionais atentos à avalanche informacional do evento junto com os estudantes que também participaram. Todos unidos para que possamos aumentar nosso nível de reconhecimento junto a sociedade.

Enfim, após tal grande momento, tive a oportunidade de participar de três valorosas reuniões. Duas com os Centros Acadêmicos do Centro Universitário do Pará (CESUPA) e Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA) e uma com o deputado Cláudio Puty.

Nas duas primeiras, pude ter um contato ainda mais estreito e direto com o futuro da nossa profissão; os acadêmicos. Abordamos a necessidade de mudança na ementa acadêmica e firmamento de possível parceria em prol do ensino acadêmico e oferecemos  total apoio físico, estrutural e acadêmico e auxílio técnico ao Centro Acadêmico. Afinal, esta é a futura casa de todos os acadêmicos.  

Além disso, pude estar com o Deputado Federal Cláudio Puty (PT-PA) no último dia 22.11. Discutimos temas importantíssimos: estabelecimento do Piso Salarial Nacional, tramitação do Projeto de Lei do Senado que prevê jornada de trabalho do farmacêutico em trinta horas semanais, garantia do direito de opção das farmácias magistrais pelo regime tributário do Simples Nacional. E após as discussões tivemos saldo extremamente positivo, uma vez que recebemos irrestrito apoio do Deputado e concedeu apoio de forma a ser uma voz da classe farmacêutica paraense dentro da Câmara e oportunizar melhor andamento aos Projetos em tramitação.

Nos dias 25 e 26 realizamos o XI Ciclo de Conferências em Ciências Farmacêuticas do Oeste do Pará, mais um grande evento com temas atuais e palpitantes para a classe farmacêutica naquela região. Aliás, o Pará em quase sua totalidade teve momentos de capacitação realizado durante este ano, e ainda vamos continuar trabalhando intensamente para manter o ritmo.

Enfim, aproveito a opotunidade e relembro todos vocês que as indicações para o Farmacêutico  do Ano e Destaques da Solenidade do Farmacêutico já estão abertas. Envie a sua sugestão para crfpa@crfpa.org.br, com comentários a respeito da atuação, anexe o curriculum vitae do profissional e faça uma breve redação de 400 caracteres sobre o mesmo. Chegou o momento de reconhecer os profissionais que escreveram a história conosco.

Por fim, após um ano de conquistas, ainda temos um mês inteiro pela frente no qual poderemos arrematar um histórico louvável de progresso. E espero que estejamos juntos nessa caminhada.

Um forte abraço a todos.

DR. DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

“ZELANDO PELA PROFISSÃO FARMACÊUTICA A SERVIÇO DA SOCIEDADE”

 

::. Mensagem do Presidente
 
 
CENTRAL DE ATENDIMENTO
Av. Almirante Barroso, 788
Bairro: Marco - Belém/PA
CEP: 66090-000
[91-3239 9500]
crfpa@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL SUDESTE
Rod. Transamazônica, Km 2, Folha 32, Casa A. Bairro: Nova Marabá. Marabá-PA
CEP: 68507-765
[94 - 3321-8233]
sudeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL OESTE
Rua Dom Amando, nº 1310
Bairro: Santa Clara - Santarém/PA
CEP: 68010-080
[93 - 3522 7374]
oeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h