Mensagem do Presidente - Fevereiro 2014
 
Prezados colegas (as),

Concretizando a meta de iniciar o ano de 2014 com todo o gás e repleto de intensas atividades em prol da categoria farmacêutica, o mês de Fevereiro chega ao fim com saldo extremamente positivo em nossas ações - tanto em relação à capacitação profissional, quanto em se tratando de conquistas que visam resguardar a atuação do profissional. Apesar de mais curto, o mês foi permeado por atividades que repercutiram positivamente e conquistas que favoreceram profissionais de toda a extensão territorial do Estado.

Um dos pontos altos do mês de Fevereiro foi a assinatura de mais um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em São Félix do Xingu, no último dia 18.02. A vitória maiúscula para nossa categoria representa mais um avanço para os profissionais do município e para a sociedade que, a partir do dia 01º.04 passa a contar com assistência farmacêutica integral. Apesar de um grande passo inicial, pretendemos dar passos ainda mais largos e assinar TAC's que estendam a mesma assistência farmacêutica também aos municípios de Xinguara, Canaã dos Carajás, Tucumã, Ourilândia do Norte ainda dentro dos próximos 90 dias. 

No último dia 05.02, estive presente no município de Santarém onde pude realizar mais um Plantão da Diretoria na cidade. Na oportunidade, pude abordar um tema delicado - a presença dos técnicos em farmácia como Responsáveis Técnicos por drogarias. Ressaltando a importância do farmacêutico aos graduado exercendo a profissão, conseguimos esclarecer a necessidade de tal profissional atuante. 

Após a instauração integralidade da Assistência Farmacêutica no município de Santarém e a frequência e eficácia da fiscalização do CRF/PA nos estabelecimentos do local, técnicos se inscreveram por medida judicial - um deles, inclusive, solicitou Responsabilidade Técnica por uma drogaria pertencente diretamente ao CRF/PA. O Conselho, em posse dessas informações e pleno sabedor do fato do técnico de farmácia não ser um farmacêutico graduado - e sim inscrito por medida judicial (portanto impossibilitado judicialmente de exercer atos privativos do profissional farmacêutico) solicitou que a Vigilância Sanitária, Ministério Público Federal, ANVISA e outros órgãos competentes se posicionassem frente à situação.

Após batalha judicial, um acordo salutar foi selado. E devo ressaltar que a sociedade de Santarém é a maior vitoriosa com tal resolução, afinal, asseguramos que a população da região conte com os serviços farmacêuticos adequados e garantidos por lei. 

Já no dia 12.02, foi a vez de Bragança receber a diretoria do CRF/PA que atendeu às demandas dos profissionais  da região. Demos continuidade também às atividades de educação continuada: no último dia 17.02, realizamos o III Workshop de Análises Clínicas, evento realizado no auditório do Laboratório Central do Estado - LACEN/PA. Mais umas vez, contamos com a participação maciça de profissionais e estudantes que prestigiaram o evento.  Bem como na 5ª edição do Curso de Atualização Farmacêutica em Altamira, que contou com excelente adesão dos profissionais da região - como já é de praxe em grande parte dos eventos promovidos pelo CRF/PA.

Por fim, no último dia 19.02 estive em Brasília para participar de reunião promovida pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) que contou com a presença de representantes de todos os Conselhos Regionais do país para uniformização da fiscalização do exercício profissional, auditoria e demais condutas. Fico honrado e feliz de reafirmar os avanços do CRF/PA em tais quesitos. Principalmente em perceber que as condutas técnicas e fiscalizatórias adotadas por nós seguem na vanguarda e fazem com que, nós do CRF/PA, possamos oferecer um dos melhores amparos do Brasil aos profissionais farmacêuticos. Dessa forma, começo março revigorado e preparado para mais um mês repleto de intensas atividades e eventos.

Um forte abraço a todos.

DR. DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

“ZELANDO PELA PROFISSÃO FARMACÊUTICA A SERVIÇO DA SOCIEDADE”

::. Mensagem do Presidente
 
 
CENTRAL DE ATENDIMENTO
Av. Almirante Barroso, 788
Bairro: Marco - Belém/PA
CEP: 66090-000
[91-3239 9500]
crfpa@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL SUDESTE
Rod. Transamazônica, Km 2, Folha 32, Casa A. Bairro: Nova Marabá. Marabá-PA
CEP: 68507-765
[94 - 3321-8233]
sudeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL OESTE
Rua Dom Amando, nº 1310
Bairro: Santa Clara - Santarém/PA
CEP: 68010-080
[93 - 3522 7374]
oeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h