Mensagem do Presidente - Março/2014
 

Prezados colegas (as),

Tendo como tônica o compromisso com a profissão farmacêutica, finalizamos mais um mês repleto de conquistas e intensas atividades no Conselho Regional de Farmácia do Pará - sempre resguardando a ética e exercício profissional para que, dessa forma, em uma reação em cadeia, possamos oferecer um serviço adequado à sociedade. É notório que o trabalho não para; seja nas fiscalizações, que garantem postos de trabalho e a certificação da presença do profissional dentro dos estabelecimentos ou nas iniciativas de educação continuada que continuam encurtando fronteiras e levando atualização e informação aos mais diversos municípios. E nesse mês, além de tudo, vivenciamos momentos extremamente emblemáticos para a profissão farmacêutica.

Um desses momentos ocorreu no dia 06.03, quando estive em companhia de todos os membros da Diretoria do CRF/PA. Na oportunidade, realizamos uma versão diferenciada do Plantão da Diretoria em Santarém. Eu, Dr. Randolfo Audifax Coelho (vice-presidente do CRF/PA), Dr. Ricardo Vieira (diretor tesoureiro) e Dr. Walter Jorge João (presidente do Conselho Federal de Farmácia) pudemos, juntos, esclarecer questões relacionadas ao acordo salutar envolvendo a questão dos Técnicos em Farmácia, atividades do CRF/PA, e outros assuntos extremamente pertinentes a mais de 250 pessoas. Após tal reunião, acredito que estamos prestes a vivenciar novos avanços para a profissão farmacêutica na região Oeste e fico feliz de poder contribuir para tal.

No dia seguinte, 07.03, a sede e seccionais do CRF/PA ganharam um brilho a mais com a presença de inúmeras colegas farmacêuticas que celebraram juntas o Dia Internacional da Mulher. No momento, o CRF/PA ofereceu café da manhã e flores simbólicas às reais flores que fazem da profissão farmacêutica mais bela diariamente.

O trabalho no interior do Pará foi igualmente intenso, como já é de costume: nos últimos dias 12, 13 e 14.03 realizamos plantões em, respectivamente, São Félix do Xingú, Canaã dos Carajás e Parauapebas. Nos plantões, tivemos a oportunidade de conversar sobre a implantação e regularidade do Termo de Ajustamento de Conduta recentemente assinados e que garantem a integralidade da assistência farmacêutica na região. Ainda falando sobre TAC's, o mês de março também foi palco para outro grande avanço para a profissão no Estado do Pará: garantir a assistência farmacêutica em outros dois municípios: Ourilândia do Norte e Tucumã. A conquista vem em excelente momento e valida cada vez mais a necessidade da assistência farmacêutica adequada à toda a população do Pará.

Em se tratando da educação continuada, demos continuidade ao nosso grande e, felizmente, bem sucedido projeto levando capacitação e atualização profissional aos municípios. Dessa vez foi Castanhal que recebeu a quinta edição do Curso de Atualização Farmacêutica. Com três palestras, os profissionais da região discutiram sobre assuntos como Prescrição Farmacêutica e Varejo Farmacêutico - temas de suma relevância no atual panorama farmacêutico.

Por fim, finalizo tal mensagem alertando para uma situação extremamente alarmante para a profissão farmacêutica - e para que possamos, dessa forma, agir e mobilizar para que possamos revertê-la pelo bem não só da nossa profissão, caros colegas. Mas da situação da saúde no Brasil. O substitutivo ao PL 4.385/94, de autoria do deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP), que defende a presença do farmacêutico durante todo o horário de funcionamento das farmácias, deverá ser votado terça-feira, dia 8, ou quarta-feira, dia 9, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). O objetivo é substituir o projeto da ex-senadora Marluce Pinto, que tramita há anos no Legislativo e determina justamente o contrário, desobrigando drogarias de terem farmacêuticos, o que é uma ameaça ao exercício da profissão.

Dessa forma, para agir, devemos fortalecer a luta. Envie e-mails para os deputados de nosso Estado, de acordo com o modelo disponível no site do CRF/PA clicando aqui, para que estes votem favoravelmente ao substitutivo do PL 4.385/94. Chegou a hora da mobilização - e eu conto com todos vocês!

Um forte abraço a todos.

 

DR. DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

“ZELANDO PELA PROFISSÃO FARMACÊUTICA A SERVIÇO DA SOCIEDADE”

::. Mensagem do Presidente
 
 
CENTRAL DE ATENDIMENTO
Av. Almirante Barroso, 788
Bairro: Marco - Belém/PA
CEP: 66090-000
[91-3239 9500]
crfpa@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL SUDESTE
Rod. Transamazônica, Km 2, Folha 32, Casa A. Bairro: Nova Marabá. Marabá-PA
CEP: 68507-765
[94 - 3321-8233]
sudeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL OESTE
Rua Dom Amando, nº 1310
Bairro: Santa Clara - Santarém/PA
CEP: 68010-080
[93 - 3522 7374]
oeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h