Mensagem do Presidente - Junho/2014
 

Caros colegas farmacêuticos e estudantes,

É com extrema satisfação e júbilo que inicio a Mensagem do Presidente desse mês. Muitos poderiam dizer que, por tratar-se de um mês tradicionalmente voltado ao descanso, o Conselho Regional de Farmácia do Pará diminuiria o ritmo também. Muito pelo contrário: iniciamos o mês de Julho com o pé direito e com uma das conquistas mais marcantes e históricas na profissão farmacêutica. No último dia 02.07,  o Conselho Federal de Farmácia, Conselhos Regionais e demais entidades farmacêuticas conseguiram aprovação na Câmara dos Deputados do Projeto de Lei  4385/94, da ex-senadora Marluce Pinto, que transforma todo e qualquer estabelecimento farmacêutico em uma unidade de assistência farmacêutica e de saúde.

O texto aprovado foi uma subemenda aglutinativa, elaborada pelo Fórum Nacional de Luta pela Valorização da Profissão Farmacêutica após intensas discussões feitas no primeiro semestre. O Projeto de Lei obriga agora, em nível nacional, a presença do farmacêutico como ocupante legal do cargo de Responsável Técnico dos estabelecimentos. Após a aprovação da Câmara dos Deputados, iremos agora ao Senado - local onde teremos maior amplitude de movimento. Estive presente no momento da vitória e posso dizer: escrevemos um novo capítulo na história da saúde brasileira no qual o farmacêutico é o protagonista.

Particularmente, tive que abdicar de algumas agendas durante cerca de quatro meses para garantir minha participação e colaboração nessa efervescência profissional ocorrida em Brasília; e acredito que tenha sido extremamente benéfico. Parabenizo novamente o Conselho Federal de Farmácia em nome do nosso presidente Dr. Walter Jorge João, que capitaneou uma revolução única na história da saúde e da profissão farmacêutica. Parabéns pela luta travada e pela conquista. Nada teria sido adquirido sem o empenho dedicado à luta dessa entidade tão presente e representativa dos profissionais do Brasil inteiro.

Agradeço também a presença e colaboração do presidente do SINFAR, Dr. Deick Quaresma e dos Deputados Leonardo Quintão (PMDB/MG) e Cláudio Puty (PT/PA).

Pois bem, iniciamos o último mês com a entrega dos alimentos arrecadados durante a troca de convites da Solenidade do Farmacêutico 2014. Praticamente uma tonelada de alimentos não perecíveis foram divididas entre o  Lar Acolhedor Tia Socorro no Tapanã e na Associação de Moradores Ribeirinhos do Bairro da Pratinha. Inclusive, os alimentos arrecadados nas inscrições para o Curso de Atualização em Marabá também foram revertidos para instituições de caridade e entregues na primeira semana do mês na Associação Comunitária EMAÚS. Enfim, é extremamente renovador e recompensador saber que todo um trabalho de arrecadação tem um fim tão bom. Que cada quilo de alimento arrecadado fará total diferença na vida de centenas de pessoas tão necessitadas.

Por fim, aproveito esse canal para agradecer aos mais de 600 presentes na décima terceira edição do Ciclo de Conferências de Ciências Farmacêuticas de Belém. O momento foi inédito e marcou um novo formato na realização de eventos do CRF/PA e contou com expoentes da profissão em nível nacional que tiveram a oportunidade de discutir diversos aspectos da Farmácia Clínica - linha central de debate dessa edição do Ciclo. O motivo é justamente a preparação do farmacêutico para uma realidade já palpável: a prescrição.

Finalizo a mensagem desse mês com um convite: nos próximos dias 12 e 13 de setembro, realizaremos um evento inédito em Belém, o Farmacêutico Pai D'Égua. Tal evento trará novidades e teor de conscientização à população quanto ao descarte responsável de medicamentos, papel do farmacêutico e outros temas. Caso você queira colaborar, basta enviar e-mail para farmaceuticopaidegua@crfpa.org.br.

No mais, tenhamos um excelente mês de Julho.

Um forte abraço a todos.         

DR. DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA         

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

“ZELANDO PELA PROFISSÃO FARMACÊUTICA A SERVIÇO DA SOCIEDADE”


::. Mensagem do Presidente
 
 
CENTRAL DE ATENDIMENTO
Av. Almirante Barroso, 788
Bairro: Marco - Belém/PA
CEP: 66090-000
[91-3239 9500]
crfpa@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL SUDESTE
Rod. Transamazônica, Km 2, Folha 32, Casa A. Bairro: Nova Marabá. Marabá-PA
CEP: 68507-765
[94 - 3321-8233]
sudeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL OESTE
Rua Dom Amando, nº 1310
Bairro: Santa Clara - Santarém/PA
CEP: 68010-080
[93 - 3522 7374]
oeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h