Mensagem do Presidente - Julho/2014
 

Caros colegas farmacêuticos e estudantes,

Chegamos ao fim do mês de Julho com a certeza de mais um mês de trabalho cumprido com excelência e empenho por parte da equipe do Conselho Regional de Farmácia do Pará. Por mais que o mês seja marcado por descanso e relaxamento para aqueles que ainda estão no período escolar e acadêmico, nos mantivemos incansáveis na luta pela profissão no estado do Pará e no país. Prova disso foi a grandiosa conquista alcançada no dia 02.07 - e já comentada aqui na Mensagem do Presidente anterior - com a aprovação na Câmara dos Deputados do Projeto de Lei  4385/94, da ex-senadora Marluce Pinto, que passa a classificar todo e qualquer estabelecimento farmacêutico em uma unidade de assistência farmacêutica e de saúde. A importância de tal conquista é imensurável e reitero os agradecimentos constantes, além de me orgulhar cada vez mais de ser farmacêutico.

Ratificando esse compromisso de mudar o cenário da assistência farmacêutica no Brasil conseguimos no dia 16/07 a aprovação também no plenário do Senado Federal, ou seja, o parlamento brasileiro reconheceu a importância do farmacêutico para a sociedade e aprovou um novo modelo de farmácia no Brasil, resta agora a sanção da presidência que tem até o dia 08/08/14 para se manifestar, escrevo esta mensagem hoje (06/08) informando que estarei  me dirigindo a Brasília para acompanhar as ultimas movimentações.

Quero parabenizar a liderança de nosso presidente do Conselho Federal de Farmácia, Dr. Walter Jorge João, por ter aglutinado as lideranças farmacêuticas que por mais de 04 (quatro) meses bateram de porta em porta nos gabinetes de deputados e senadores a fim de que nossa matéria fosse aprovada, sem a condução perfeita feita pelo nosso presidente dificilmente teríamos êxito, agora torçam, falta pouco.

Enfim, o mês de Julho também foi marcado por efetivas fiscalizações em todo o Pará, parcerias entre o CRF/PA e Departamento Municipal de Vigilância Sanitária (Devisa) que interditou vários estabelecimentos que apresentavam irregularidades na capital metropolitana. Tais sanções são de extrema necessidade para alertar justamente para a importância de condições adequadas e presença de profissional presente durante o horário de funcionamento do estabelecimento. Além disso, apenas emolduram como o Projeto de Lei vem para somar tanto para a categoria farmacêutica, quanto para a sociedade que agora passará a encontrar estabelecimentos cada vez melhores.

E justamente visando também a valorização da profissão, o CRF/PA obteve sucesso pleno em luta travada em ação preventiva. Após a nomeação de uma Biomédica para ocupar um cargo oferecido exclusivamente a farmacêutico bioquímico no Concurso Público SEAD/SESPA nº01/2009, agimos juntos de forma a assegurar que tal profissional não tomasse posse. A batalha data de 2009 e durante esses anos, permanecemos em alerta para que nossa profissão fosse respeitada e que o profissional que ocupasse o cargo fosse um farmacêutico, como previsto no Edital. Um profissional que entende os meandros e importância da profissão dentro de nossa área de abrangência.

Também no começo do mês, mais precisamente nos dias 01º e 02.07, o CRF/PA esteve presente no município de Altamira, muito bem representado pelo nosso vice-presidente Randolfo Coelho. Infelizmente não pude estar presente no momento por conta de agendas relacionadas justamente à aprovação do Projeto de Lei em Brasília. Contudo, os profissionais puderam sanar dúvidas a respeito dos mais diversos aspectos profissionais e ter um momento de contato próximo entre CRF/PA e farmacêuticos.

Lá também inauguramos uma novidade na história do CRF/PA:o CRF in loco. Tal projeto consiste em levar os serviços de secretaria de Pessoa Física e Jurídica aos municípios que não tem seccionais próximas. E a adesão por parte dos profissionais do município foi extremamente animadora e plena; mais de 50 pessoas estiveram presentes no projeto e elogiaram a iniciativa. Fato que faz com que fiquemos cada vez mais satisfeitos e motivados a criar novos projetos como esse.

Deixo aqui votos de um agosto repleto de conquista e que essas se estendam para todo o restante do segundo semestre.

 

Um forte abraço a todos.         

 

DR. DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA   

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

“ZELANDO PELA PROFISSÃO FARMACÊUTICA A SERVIÇO DA SOCIEDADE”

 

::. Mensagem do Presidente
 
 
CENTRAL DE ATENDIMENTO
Av. Almirante Barroso, 788
Bairro: Marco - Belém/PA
CEP: 66090-000
[91-3239 9500]
crfpa@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL SUDESTE
Rod. Transamazônica, Km 2, Folha 32, Casa A. Bairro: Nova Marabá. Marabá-PA
CEP: 68507-765
[94 - 3321-8233]
sudeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL OESTE
Rua Dom Amando, nº 1310
Bairro: Santa Clara - Santarém/PA
CEP: 68010-080
[93 - 3522 7374]
oeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h