Mensagem do Presidente - Agosto/2014
 

Caros colegas farmacêuticos e acadêmicos de Farmácia do Pará,

No mês de Agosto, conseguimos reproduzir intensamente e aprimorar o exercício de nossas atividades dentro da Sede e Seccionais do CRF/PA. Já nos encaminhando para o fim do ano, faz-se necessário ressaltar o trabalho incessante exercido pelo Conselho em prol da categoria farmacêutica.

Durante o mês, realizamos plantões em alguns municípios nos quais discutimos os efeitos práticos da Lei 13.021/14 - que rege as ações e serviços de assistência farmacêutica integral e que determina a farmácia como uma unidade de prestação de serviços de saúde. Também, na ocasião, fomentamos reflexões junto aos colegas a respeito da importância da Medida Provisória 653/14.

Aproveito este canal para esclarecer à toda a comunidade farmacêutica paraense que a MP 653/14 está sendo amplamente questionada dentro do Congresso Nacional, por trazer um questionamento jurídico já resolvido de volta à tona. No entanto, quero informar a vocês que estou participando ativamente, ao lado Presidente do Conselho Federal de Farmácia, Dr. Walter Jorge João, de todas as discussões e atividades para que não haja qualquer efeito negativo em nossa profissão com a edição da Medida. Estamos sim todos empenhados em fazer valer o direito constitucional da população de contar com nossos serviços e transformar as farmácias em uma unidade de prestação de serviços farmacêuticos. Não hesitem em comunicar ao CRF/PA toda e qualquer tentativa de alardear possibilidades de retrocesso nas nossas práticas.

Para ratificar nossa importante participação dentro do contexto das mudanças sociais, já iniciamos os processos de implantação do Termo de Ajustamento de Conduta nos municípios de Abaetetuba e Barcarena. Além disso, em breve implantaremos o mesmo processo em Itaituba, alcançando, assim, mais de 90% dos farmacêuticos inscritos no Pará.

Tive a honra de participar de diversas atividades vitoriosas do Sindicato dos Farmacêuticos em Belém, apoiando os colegas e ocupando as ruas junto aos meus pares de CRF e SINFAR. Mostramos que, unida, a nossa categoria só irá avançar. Torno público os meus parabéns a toda a diretoria do SINFAR, na pessoa do Dr. Deick Quaresma, presidente. E espero que mais momentos assim possam trazer valorização salarial aos farmacêuticos do Pará.

Em agosto também tivemos vários encontros com a comunidade acadêmica: realizamos debates em várias Instituições de Ensino Superior e concluímos com êxito com a realização do I Curso de Aperfeiçoamento para Futuros Farmacêuticos. Um momento ímpar e extremamente contagiante para nós que fazemos parte do corpo administrativo do CRF/PA. Alcançamos um público que precisa saber a verdade sobre a profissão farmacêutica no Pará e no Brasil, e as avaliações do evento feitas pelos estudantes nos destacaram a certeza de que essa aproximação com a comunidade acadêmica permitirá uma melhor formação para nossos futuros colegas.

E os horizontes são os melhores para o mês de setembro que inicia: nos dias 12 e 13 de setembro, realizaremos  atividades de orientação farmacêutica dentro do Castanheira Shopping Center na ação Farmacêutico Pai D'Égua, que terá sua 1ª edição culminando com o Mês Internacional do Farmacêutico. Além disso, realizaremos também o Seminário Belém no dia 15 de setembro abordando os Cuidados Farmacêuticos em Pediatria. Teremos também eventos nos municípios de Marabá e Parauapebas e, no próximo dia 25.09, realizaremos o tradicional Café da Manhã comemorativo na sede e seccionais do CRF/PA para celebrar juntos o orgulho de ser farmacêuticos.

Participem de nossos eventos e nos ajudem a fortalecer o conceito do ser farmacêutico diante da sociedade. Busquemos nossa valorização no dia a dia e assim garantiremos conquistas cada vez maiores.

Um forte abraço a todos.         

DR. DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA   

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

“ZELANDO PELA PROFISSÃO FARMACÊUTICA A SERVIÇO DA SOCIEDADE”

::. Mensagem do Presidente
 
 
CENTRAL DE ATENDIMENTO
Av. Almirante Barroso, 788
Bairro: Marco - Belém/PA
CEP: 66090-000
[91-3239 9500]
crfpa@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL SUDESTE
Rod. Transamazônica, Km 2, Folha 32, Casa A. Bairro: Nova Marabá. Marabá-PA
CEP: 68507-765
[94 - 3321-8233]
sudeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL OESTE
Rua Dom Amando, nº 1310
Bairro: Santa Clara - Santarém/PA
CEP: 68010-080
[93 - 3522 7374]
oeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h