Mensagem do Presidente - Setembro/2014
 

Caros colegas,

FELICIDADE. Esse é o sentimento com o qual inicio a mensagem do mês de setembro. Um mês repleto de atividades em prol da categoria farmacêutica e com vitórias tão maiúsculas que projetaram o nome do Pará como verdadeiro parâmetro na valorização da profissão farmacêutica nacional. Além de conquistas tão bem articuladas pelas entidades farmacêuticas brasileiras em busca de uma profissão cada vez mais resguardada.

Tendo como mote principal da valorização do farmacêutico e compromisso social, idealizamos e colocamos em prática a primeira edição de um evento inédito no estado: o Farmacêutico Pai D'Égua. Com mais de 20.000 atendimentos realizados por vocês, farmacêuticos, estudantes e construtores de mais um momento ímpar na história da profissão em solo paraense, obtivemos um saldo extremamente positivo - e não somente nos 170kg de medicamentos fora do prazo de validade arrecadados e descartados de forma correta. Foram mais de 24 horas de trabalho, mais de seis meses de preparativos, mais de 160 estudantes, mais de 80 farmacêuticos, mais de 1000 testes, repercussão em mais de 5 veículos midiáticos. Mas os números pouco importam diante de um belíssimo momento no qual a sociedade vivenciou a beleza de ser e a importância do farmacêutico.

Agradeço a todos vocês que participaram conosco. Aos que apoiaram. Aos que, mesmo de longe, torceram pelo projeto. Saibam que a iniciativa é para você, Farmacêutico e ser humano. Obrigado de coração e saibam que esse projeto acabou de nascer e já pretende tomar novos rumos e dissipar algumas fronteiras estaduais.

Enfim, neste mês realizamos, também, fiscalização junto ao Hospital Ophir Loyola, local onde encontramos irregularidades que devem ser corrigidas para melhor atender a população tão necessitada dos serviços prestados. Além de, obviamente, proteger e resguardar o profissional farmacêutico que enfrenta condições insalubres de trabalho. Diante da situação, encaminhamos relatório aos Ministérios Públicos e esperamos zelo no sentido de preservar os farmacêuticos que manipulam insumos quimioterápicos. E, para reforçar tal papel, participei no próprio hospital, na abertura do Seminário de Fortalecimento de Assistência Farmacêutica da Região Metropolitana e Oficina de Planejamento e Reorientação da Assistência Farmacêutica em Belém. Na ocasião, pude cobrar diretamente dos gestores presentes, o reconhecimento e valorização do profissional farmacêutico no setor público. A assistência farmacêutica pública não pode ser vista como uma mera distribuição de medicamentos.  E sim, como mais um serviço clínico de aconselhamento por parte do farmacêutico em cada unidade de saúde e estratégia de saúde da família. Me comprometi também publicamente em ser parceiro de todos os municípios que queiram construir serviços farmacêuticos com qualidade à população para garantir um crescimento e caminhada conjunta.     

Setembro também foi um mês extremamente frutífero no sentido educacional. No último dia 15.09, mais de 200 pessoas lotaram o auditório do hotel Sagres no 6º Seminário Belém de Atualização Farmacêutica de Belém. Voltado eminentemente para a área pediátrica, contou com excelente adesão dos farmacêuticos da Região Metropolitana. Já nos dias 22.09, estive em Marabá para o VIII Ciclo de Conferências em Ciências Farmacêuticas do Sudeste do Pará e, no dia 23.09, estive no IV Curso de Atualização Farmacêutica de Parauapebas, Canaã de Carajás e Curionópolis. Tive a oportunidade de ter contato com farmacêuticos dessas regiões tão importantes e representativas na história da profissão. 

Por fim, aproveito a oportunidade a parabenizar cada um de vocês pelo Dia Internacional do Farmacêutico. Vocês são os profissionais que fazem a diferença e fico extremamente grato e orgulhoso de poder estar caminhando com vocês em busca de uma sociedade e profissão cada vez melhor. E, bem, o trabalho não pára! Estamos encaminhados para o fim do ano de 2014 porém com uma certeza - ainda vem muito pela frente.

Aproveito a oportunidade para, novamente parabenizar o presidente do Conselho Federal de Farmácia, o paraense Walter Jorge João, pelo recebimento da Comenda do Mérito Paulista Farmacêutico 2014. Essa só é mais uma das numerosas e merecidas conquistas desse grande profissional. E também comunicá-los que, junto ao Dr. Carlos André Oeiras Sena do CRF/AP, tive a honra de ser eleito junto ao Dr. Carlos André Oeiras Sena para ocupar o cargo de Diretor Financeiro da Fundação Brasileira de Ciências Farmacêuticas. Fico muito feliz e ciente da importância de modernizar a Fundação e promover eventos de educação farmacêutica em todo o Brasil. A tarefa é, sem dúvidas, árdua. Mas estou pronto para continuar fazendo a diferença.

 Um forte abraço a todos.         

DR. DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA   

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

“ZELANDO PELA PROFISSÃO FARMACÊUTICA A SERVIÇO DA SOCIEDADE”

::. Mensagem do Presidente
 
 
CENTRAL DE ATENDIMENTO
Av. Almirante Barroso, 788
Bairro: Marco - Belém/PA
CEP: 66090-000
[91-3239 9500]
crfpa@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL SUDESTE
Rod. Transamazônica, Km 2, Folha 32, Casa A. Bairro: Nova Marabá. Marabá-PA
CEP: 68507-765
[94 - 3321-8233]
sudeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL OESTE
Rua Dom Amando, nº 1310
Bairro: Santa Clara - Santarém/PA
CEP: 68010-080
[93 - 3522 7374]
oeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h