Mensagem do Presidente - Março/2015
 

Prezados colegas,

O mês de março foi marcado por diversas atividades fundamentais para a profissão farmacêutica no estado do Pará.  E mais uma vez, aproveito este canal de comunicação para, acima de tudo, agradecer a todos os farmacêuticos que andam ao nosso lado construindo uma profissão cada vez mais forte. Seja na capital ou no interior, os momentos importantes de união como os que aconteceram durante este mês reforçam cada vez mais o compromisso e renovam o ânimo às vezes sobreposto pelo cansaço de uma rotina desgastante. São vocês que motivam a busca por uma profissão cada vez melhor.

Bem, começando o mês de março, o CRF/PA e os grandes parceiros do Sindicato dos Farmacêuticos (SINFAR), foram muito bem representados na Semana do Calouro 2015 da  Universidade Federal do Pará (UFPA). Não pude estar presente por conta de agenda externa, mas fiquei extremamente satisfeito em saber que o encontro proporcionou aos estudantes melhor entendimento acerca da profissão. Além de perceber que os acadêmicos mostram comprometimento cada vez maior com a futura profissão, fato que alegra e estimula.

E ainda em busca de aperfeiçoamento cada vez maior no âmbito acadêmico, realizamos no Hotel Sagres, um importantíssimo debate sobre a revisão da grade curricular dos cursos de farmácia - o inédito Fórum Estadual sobre a Diretrizes Curriculares Nacionais. O evento contou com a participação de coordenadores dos cursos de farmácia de faculdades da região metropolitana de Belém e do interior, e também discentes que  puderam discutir mudanças positivas nas diretrizes curriculares da graduação junto a representantes da Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (ABEF).

Ainda no mês de março, não poderíamos deixar de comemorar mais uma importante conquista para a educação farmacêutica. No dia 04.02, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) publicou a Nota Técnica DAES/INEP nº 008/2015, que estabelece a obrigatoriedade da estruturação de uma farmácia universitária para os cursos de Farmácia. Desta forma, todas as faculdades de farmácia precisam, obrigatoriamente, preencher esses pré-requisitos em suas respectivas infraestruturas, justamente para que haja melhor qualidade na formação do futuro farmacêutico. Iniciativa já adotada pela Esamaz antes mesmo da publicação da Nota, fato que deve ser congratulado e reconhecido.

Dando continuidade ao ciclo de eventos promovidos pelo CRF/PA no interior, promovemos em Castanhal a sexta edição do Curso de Atualização Farmacêutica, que contou com adesão significativa de 50 profissionais. Após algumas questões de mobilidade, retomamos nosso compromisso e realizamos o momento de interação e atualização com os colegas de profissão. Além disso, realizamos também os plantões da diretoria, realizados no município de Bragança, Xinguara e Redenção - onde podemos ouvir as demandas dos profissionais residentes no interior do estado e atender dúvidas relativas à Lei 13.021/14, prescrição farmacêutica, dispensação de antimicrobianos, instruções a respeito da emissão de Comunicados de Ausência e prescrições por odontólogos. Temas também abordados em Belém, na primeira edição do Plantão realizada na capital aos  farmacêuticos das redes Extrafarma e BigBen, que lotaram o auditório do Hotel Sagres.

Por fim, eu não poderia deixar de mencionar o momento mais aguardado do ano - momento único de júbilo e de homenagens aos farmacêuticos que se destacaram nos mais diversos segmentos da profissão, além de outorgar o título de Farmacêutico do Ano, comenda mais nobre dada pelo CRF/PA ao profissional com melhor desempenho no ano de 2014.

Promovemos com todo o carinho e requinte no final do mês de março, a Solenidade do Farmacêutico 2015, maior festa farmacêutica do país e que contou com a presença de mais de 1.400 pessoas -  entre autoridades estaduais e federais que transformaram a Sede Campestre da Assembleia Paraense em palco para celebrar a união farmacêutica no estado do Pará. A cerimônia celebrou simbolicamente o Dia Nacional do Farmacêutico, tradicionalmente comemorado no dia 20 de janeiro, e uniu colegas de profissão de todo o Pará para um momento único de confraternização.            

Finalizo essa mensagem agradecendo e afirmando novamente: não conspiramos contra ninguém, mas tudo tem conspirado em nosso favor. As batalhas são, sim, diárias. Mas a construção de novos momentos também tem sido.

Um forte abraço a todos.

 DR. DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

“ZELANDO PELA PROFISSÃO FARMACÊUTICA A SERVIÇO DA SOCIEDADE”

::. Mensagem do Presidente
 
 
CENTRAL DE ATENDIMENTO
Av. Almirante Barroso, 788
Bairro: Marco - Belém/PA
CEP: 66090-000
[91-3239 9500]
crfpa@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL SUDESTE
Rod. Transamazônica, Km 2, Folha 32, Casa A. Bairro: Nova Marabá. Marabá-PA
CEP: 68507-765
[94 - 3321-8233]
sudeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL OESTE
Rua Dom Amando, nº 1310
Bairro: Santa Clara - Santarém/PA
CEP: 68010-080
[93 - 3522 7374]
oeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h