Mensagem do Presidente - Setembro/2015
 

Prezados colegas farmacêuticos,

O mês de setembro foi marcado por atividade tão intensa que só agora pude estar escrevendo. Mas afirmo: a atividade tem vocês, colegas farmacêuticos, como objetivo maior. Aproveito mais uma vez esse canal para agradecer, como sempre. Agradecer pela motivação que os desafios oportunizam e pelo apoio incansável - mesmo diante dos percalços da rotina atribulada.

Começo essa mensagem com uma boa notícia direcionada aos profissionais do interior do estado: estive em reunião com o Promotor de Justiça de Paragominas, Dr. Reginaldo Álvares, para tratar da proposta de Termo de Ajuste de Conduta (TAC) no município. Nosso objetivo é garantir assistência farmacêutica integral ao município logo em no início janeiro de 2016. No mesmo período, o conselheiro regional do CRF/PA, Dr. Marcelo Brasil, esteve em Abaetetuba em reunião com o Promotor do Ministério Público, Dr. Frederico Freitas, para tratar dos ajustes finais para implantação do TAC no município, já que entende a necessidade da presença indispensável do farmacêutico nas farmácias e estabelecimentos de saúde da região.

Enfim, no mês de setembro, no sentido de garantir aperfeiçoamento profissional e troca de conhecimento, realizamos a sétima edição do Ciclo de Atualização Farmacêutica em Santarém, evento que comemorou o aniversário de três anos da Seccional Oeste do CRF/PA na pérola do Tapajós. Estendo meus parabéns aos colegas que fazem a diferença no oeste paraense e que participaram massivamente de um momento excelente de intercâmbio. Enfim, ainda no âmbito da educação continuada, realizamos no Hotel Sagres, a primeira edição do Workshop de Perícia Criminal, momento que capacitou profissionais para o exercício das práticas forenses - área que nos compete e que precisamos ocupar de forma cada vez mais intensa.

Aqui em  Belém, promovemos no início do mês, a terceira edição do curso de aperfeiçoamento Futuros Farmacêuticos, que contou com a participação de mais de 100 estudantes em um momento de apresentação do panorama profissional.  Além disso, também  no mês de setembro, realizamos mais uma edição - dessa vez a nona - do tradicional  Seminário Belém de Atualização Farmacêutica, que juntou diversos colegas para tratar de um assunto que cada vez deve fazer mais parte do nosso dicionário: o empreendedorismo.

Tive o prazer também de participar do encerramento do curso da Fundação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (FBCF), do QUAL tive o prazer de ser o idealizador junto com meu colega Carlos André Oeiras Sena. Esse momento ímpar que marcou um novo momento das gestões dos Conselhos de Farmácia no Brasil e deve germinar em breve. Repetindo também a tônica desse mês tão tradicional, o calendário farmacêutico contou com a segunda edição da Ação Farmacêutico Pai D'Égua, no Castanheira Shopping Center. A iniciativa que me traz tanto orgulho, dessa vez teve uma dimensão ainda maior - conseguimos atender 25 mil pessoas e coletar aproximadamente 200kg de medicamentos vencidos. Isso sem contar a mudança que conseguimos fazer na vida das pessoas sendo farmacêuticos pai d'égua. Obrigado a todos os amigos que colaboraram e estiveram conosco nessa caminhada.

Enfim, finalizando a Mensagem, não poderia ignorar um fato que me indignou e manifestar aqui meu repúdio à atitude do médico maranhense João Bentivi que xingou um farmacêutico por meio de um bilhete, por não entender a sua caligrafia em uma receita. Ora, além do desrespeito à profissão farmacêutica, fere o juramento feito e  parceria que deveria ser inerente aos que comungam do cuidado com a saúde da população. Tal conduta não será aceita - seja em Belém, seja no Pará, ou em qualquer canto do Brasil. Farmacêutico é indispensável e, acima de tudo, merece ser respeitado!

Um grande abraço!

DR. DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA  

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

“ZELANDO PELA PROFISSÃO FARMACÊUTICA A SERVIÇO DA SOCIEDADE”

 

::. Mensagem do Presidente
 
 
CENTRAL DE ATENDIMENTO
Av. Almirante Barroso, 788
Bairro: Marco - Belém/PA
CEP: 66090-000
[91-3239 9500]
crfpa@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL SUDESTE
Rod. Transamazônica, Km 2, Folha 32, Casa A. Bairro: Nova Marabá. Marabá-PA
CEP: 68507-765
[94 - 3321-8233]
sudeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL OESTE
Rua Dom Amando, nº 1310
Bairro: Santa Clara - Santarém/PA
CEP: 68010-080
[93 - 3522 7374]
oeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h