Mensagem do Presidente Novembro/2015
 

Nos aproximamos do fim de mais um ano extremamente frutífero para nossa categoria. E justamente por conta das intensas atividades do Conselho é que só agora pude escrever esta mensagem.

Enquanto representante deste Conselho Regional de Farmácia, só tenho agradecer aos personagens que reescrevem conosco diariamente a história da Farmácia em nosso estado, agradecer também aos mais de 3 mil profissionais que nos deram seus votos de confiança em mais um período de Eleições, por meio do webvoto.

Inicio esta mensagem profundamente satisfeito pelos resultados obtidos em favor de nossa profissão ao longo deste ano, e confiante que no início da próxima gestão (biênio 2016-2017), certamente iremos muito mais longe ainda, por meio da difusão de eventos de educação continuada, firmamentos de TAC's, e sempre em busca do que é melhor para profissional farmacêutico.

E é por falar em conquistas que venho compartilhar mais uma excelente notícia: a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta de Abaetetuba. Este é, portanto, o 19º documento firmado no estado, e irá garantir a integralidade da assistência farmacêutica no município, além de assegurar a empregabilidade de nossos profissionais e mais qualidade de vida aos habitantes da região.

Ainda referindo-me a conquistas, no mês de novembro nosso estado foi contemplado com a implantação do primeiro consultório clínico de farmácia. O serviço pioneiro foi estabelecido em uma Unidade Básica de Saúde no município de Novo Repartimento é um aporte a mais para a saúde da população que receberá atendimento diferenciado por meio de uma profissional extremamente capacitada a respeito do uso correto dos medicamentos, e que futuramente farei uma visita ao estabelecimento.

Realizamos também em novembro a primeira edição da Corrida do Farmacêutico, iniciativa que reuniu cerca de 300 competidores de diversas faixas etárias - entre farmacêuticos e a comunidade - em um momento de incentivo à adoção de hábitos saudáveis e superação de desafios pessoais. A competição ocorreu em grande parte da avenida João Paulo II e os competidores contaram com assistência de duas ambulâncias e escolta da Polícia Militar, no sentido de garantir a segurança dos participantes.

Em novembro, promovemos a primeira edição do Farmacêutico Pai D'Égua em Santarém, evento que alcançou cerca de 5 mil pessoas e atingiu recorde de arrecadação de medicamentos vencidos - cerca de 830 kg, ultrapassando a arrecadação das edições realizadas em Belém. A ação educativa contou com a participação de profissionais e estudantes de Farmácia que conscientizaram a população acerca do papel do farmacêutico em prol da saúde coletiva, além de orientar os visitantes a respeito do descarte correto e consciente dos medicamentos em desuso.

E não paramos por aí! Ainda no mês de novembro, recebi a visita de colegas farmacêuticos dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI's). O momento nos oportunizou a discussão de propostas que visem a melhoria da assistência farmacêutica à comunidade indígena, e assistência por parte do CRF/PA com o objetivo de assegurar mais saúde nas aldeias.

Ainda em novembro, fui representado pelo Dr. Randolfo Coelho, vice-presidente do CRF/PA, no Primeiro Fórum de Ciências Biológicas e da Saúde, realizado no Campus BR da Unama. O momento foi profícuo no sentido de mostrar aos estudantes de Farmácia da IES a importância do Conselho para a profissão, além de um panorama sobre as diversas áreas de atuação do farmacêutico no mercado.

Enfim, como vocês podem perceber, intenso foi o trabalho do CRF/PA neste mês. Mas não paramos! Estamos sempre vigilantes, diligentes e incansáveis em busca de melhorias para nossa profissão farmacêutica. Na certeza de que, se nos unirmos cada vez mais, em uma só voz, iremos ainda muito mais longe.

Um grande abraço.

DR. DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA   

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

“ZELANDO PELA PROFISSÃO FARMACÊUTICA A SERVIÇO DA SOCIEDADE”

::. Mensagem do Presidente
 
 
CENTRAL DE ATENDIMENTO
Av. Almirante Barroso, 788
Bairro: Marco - Belém/PA
CEP: 66090-000
[91-3239 9500]
crfpa@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL SUDESTE
Rod. Transamazônica, Km 2, Folha 32, Casa A. Bairro: Nova Marabá. Marabá-PA
CEP: 68507-765
[94 - 3321-8233]
sudeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL OESTE
Rua Dom Amando, nº 1310
Bairro: Santa Clara - Santarém/PA
CEP: 68010-080
[93 - 3522 7374]
oeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h