Mensagem do Presidente - Janeiro/2016
 

Iniciamos o ano de 2016 com calendário repleto de eventos e atividades que tem como objetivo maior a busca por melhores valores em favor de nossa profissão farmacêutica, e mais uma vez aproveito este canal de comunicação para agradecer a todos que estão juntos conosco, participando das atividades oferecidas pelo Conselho Regional de Farmácia do Pará. Na certeza de que todos vocês são o principal propósito que impulsiona as ações realizadas pelo CRF/PA.

No mês de janeiro, já realizamos algumas iniciativas voltadas à melhor assistência aos farmacêuticos residentes no interior do estado, distante dos pólos do CRF/PA, como foi o caso dos Plantões da Diretoria e CRF in loco promovidos nos municípios de Tucuruí e Redenção, serviços que nos permitiram ter contato estreito com nossos farmacêuticos, para ouvi-los a respeito da realidade profissional de cada região, além de possibilitar o transporte de parte estrutural das secretarias de pessoa física e jurídica para resolução de demandas administrativas.

Também em janeiro, mais precisamente no dia 22, promovemos na Estação das Docas a Solenidade do Farmacêutico 2016, maior festa farmacêutica do país, onde tive a honra de prestigiar, juntamente com o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Dr. Walter Jorge João, e os conselheiros do CRF/PA, as 27 personalidades que se destacaram pelos serviços prestados à sociedade no ano de 2015. A cerimônia ocorreu na Estação das Docas e reuniu mais de 700 pessoas, entre farmacêuticos, personalidades de alto calão e convidados de diversos cantos do país. O momento, além de homenagear os expoentes profissionais, celebrou o Dia Nacional do Farmacêutico - tradicionalmente celebrado no dia 21 de janeiro - além de, é claro, celebrar os 55 anos de existência do CRF/PA. É sabido que as críticas são sim naturais, contudo, espero que tenhamos feito não a melhor festa - e sim, que tenhamos unido farmacêuticos, promovido reencontros e confraternização. Se você conseguiu cumprimentar um colega que não via há anos ou trocado um abraço sincero com um amigo de longa data, considero a nossa missão cumprida.

Além disso, iniciamos a caravana educacional pelo Pará este ano, realizando no dia 27 de janeiro, o 10º Seminário Belém de Atualização Farmacêutica, realizado no Hotel Sagres, em Belém, com adesão intensa de 150 pessoas, entre profissionais e estudantes de Farmácia. Evento que contou com a presença da carismática Dra. Silvia Storpirtis, com doutorado em Fármacos e Medicamentos pela USP e professora associada da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, que compartilhou conosco conhecimentos a respeito dos "Cuidados Farmacêuticos: Abordagem Conceitual e Prática Clínica". Aproveito e mando um grande abraço novamente à essa profissional exemplar e cheia de talento que nos agraciou com um conteúdo importantíssimo - e que será tema do nosso Congresso, sobre o qual falarei mais a frente.

Ainda no ritmo da caminhada educacional, realizamos no dia 28 de janeiro, o 4º Curso de Atualização Farmacêutica em Abaetetuba, evento que reuniu profissionais do município e região em um momento de esclarecimentos a respeito de assuntos de vivência profissional. Já no dia 29, promovemos também o 9º Curso de Atualização Farmacêutica em Marabá, capacitação que foi muito bem avaliada pelos participantes a respeito do tema abordado.
E uma novidade para iniciarmos 2016 sob o mote da transparência profissional: em plenária realizada no dia 22.01, o farmacêutico Sérgio Vale foi indicado e habilitado para estar à frente da Ouvidoria do CRF/PA, sucedendo o Dr. Armando Marçal. O profissional exerce todas as diretivas para a ocupação de tal função para otimizar de forma ainda mais extensiva a transparência administrativa conduzida pela Diretoria. A ouvidoria é um serviço, é um canal e, acima de tudo, uma oportunidade de ouvir você, farmacêutico, e assegurar que nosso papel enquanto defensores profissionais.

Enfim, uma boa notícia: conforme divulgado em todas as reuniões do CRF/PA, foi lançado o curso à distância (EAD) de Prescrição Farmacêutica no Manejo de Problemas de Saúde Autolimitados. O material gratuito foi elaborado pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) e é mais uma iniciativa que tem como objetivo capacitar a comunidade farmacêutica para o exercício profissional,  podendo ser acessado pelo site: profar-cff.org.br. Acessem e vamos manter a nossa profissão cada vez mais forte e capacitada.

E, por fim, no dia 27 de janeiro, tivemos a oportunidade de ratificar a grade científica do Congresso Norte e Nordeste de Ciências Farmacêuticas, que acontece entre os dias 23 e 25 de novembro, em Belém. Serão 60 atividades - entre mesas redondas, palestras e cursos - com os melhores profissionais do país. Teremos ainda no mesmo período, na capital paraense, a Plenária do CFF. Enfim, o Brasil inteiro estará conosco para atestar o que estamos construindo juntos ao longo dos 55 anos de existência do CRF/PA! Mal posso esperar!

Enfim, 2016 já começa com muito trabalho e os rumos são os melhores, afinal, como já dizia Albert Einstein, o único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.

Um grande abraço!

DR. DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

“ZELANDO PELA PROFISSÃO FARMACÊUTICA A SERVIÇO DA SOCIEDADE”

::. Mensagem do Presidente
 
 
CENTRAL DE ATENDIMENTO
Av. Almirante Barroso, 788
Bairro: Marco - Belém/PA
CEP: 66090-000
[91-3239 9500]
crfpa@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL SUDESTE
Rod. Transamazônica, Km 2, Folha 32, Casa A. Bairro: Nova Marabá. Marabá-PA
CEP: 68507-765
[94 - 3321-8233]
sudeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL OESTE
Rua Dom Amando, nº 1310
Bairro: Santa Clara - Santarém/PA
CEP: 68010-080
[93 - 3522 7374]
oeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h