Mensagem do Presidente - Março/2016
 

Prezados colegas,

Ao fim de cada mês, é feliz revisitar as experiências intensas de uma jornada cansativa, repleta de abnegações porém extremamente gratificante. O mês de março foi repleto de atividades em favor da categoria farmacêutica, sempre tendo como fim maior a valorização irrestrita da profissão farmacêutica - seja na fiscalização, com desafios que asseguram a manutenção e criação de novos postos de trabalho, ou no trabalho voltado à capacitação e educação continuada. Tenham plena consciência que, no nosso trabalho, os limites são feitos para serem quebrados e, por isso, já no primeiro trimestre conseguimos realizar um trabalho ainda mais contundente em números comparado ao último biênio - e pretendemos continuar assim. Unidos, fortes e melhores.

União que testemunhamos no último dia 19.03 com a ação "Farmacêuticos Unidos contra a Dengue, Zika e Chikungunya", na qual os colegas dos quatro cantos do estado estiveram unidos e engajados em uma causa maior: a sociedade. Farmacêuticos e estudantes tomaram as ruas de vários municípios formados em um verdadeiro exército em favor da saúde. Obrigado a todos que participaram, que abriram mão do sábado e ajudaram a mudar vidas e realizar uma das maiores ações do Brasil.

Também no mês de Março, tivemos outra vitória: a representação do CRF/PA no Conselho Estadual de Saúde por meio do Dr. Deick Quaresma, membro da diretoria do Conselho, e o suplente, Dr. Samuel Sena, que trabalharão de forma contínua em busca do fortalecimento da figura do farmacêutico no Sistema Único de Saúde (SUS).

Acompanhei também diversos eventos e tive oportunidade de manter um contato direto com a comunidade acadêmica: na UNAMA, pude abordar o Panorama da Profissão Farmacêutica em um proveitoso encontro, que foi feito novamente há pouco tempo em mesa redonda no I Simpósio de Farmácia da IES - dessa vez com as honrosas companhias dos Drs. Walter Jorge João, Eduardo Arruda, Orenzio Soler e Eloi Lago. No âmbito da educação continuada, demos continuidade à realização dos Cursos de Atualização Farmacêutica, desta vez realizados nos municípios de Canaã dos Carajás - ocasião na qual tive a oportunidade também de participar de reunião com o Secretário de Saúde do município solicitando a contratação de farmacêuticos para as unidades públicas e PSF - e Parauapebas nos dias 03 e 04 de março, respectivamente. Os dois eventos foram muito bem recebidos pelos profissionais devido a gama de assuntos relacionados ao cotidiano profissional.

Realizamos também Plantões da Diretoria nos municípios de Redenção, Altamira e Conceição do Araguaia - no último onde tive o privilégio de participar de reunião com a promotora do Ministério Público, Dra. Cremilda Aquino, que teve como fruto mais um momento histórico para a profissão: a assinatura do 20º Termo de Ajustamento de Conduta, que assegura a presença do farmacêutico nos estabelecimentos de saúde do município.  Já em Belém, promovemos no dia 28 de março a sexta edição do Workshop de Análises Clínicas, com participação de profissionais e estudantes que absorveram conhecimentos sobre o que há de mais atual em uma das áreas mais importantes do universo farmacêutico.

Enfim, agradeço imensamente a todos vocês pelo apoio e finalizo essa mensagem com um serviço: nas caminhadas em que meus colegas diretores e eu fazemos, percebemos o surgimento de algumas demandas comuns que consistem em desafios profissionais - principalmente em se tratando de questões legais. Dessa forma, idealizei junto ao Conselho Regional de Farmácia do Pará uma campanha que consiste na produção e envio de cartazes a todos os Responsáveis Técnicos Titulares e Substitutos. Cartazes contendo diretrizes e legislações e que deverão ser afixados nos estabelecimentos de forma a reforçar as prerrogativas do farmacêutico como autoridade técnica única dos estabelecimentos farmacêuticos. Tais cartazes serão entregues via correio mas, caso você queira baixá-los, clique nos links a seguir: http://bit.ly/1pItFP2 e http://bit.ly/1SuF5zL.


Um forte abraço a todos.

DR. DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

“ZELANDO PELA PROFISSÃO FARMACÊUTICA A SERVIÇO DA SOCIEDADE”

::. Mensagem do Presidente
 
 
CENTRAL DE ATENDIMENTO
Av. Almirante Barroso, 788
Bairro: Marco - Belém/PA
CEP: 66090-000
[91-3239 9500]
crfpa@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL SUDESTE
Rod. Transamazônica, Km 2, Folha 32, Casa A. Bairro: Nova Marabá. Marabá-PA
CEP: 68507-765
[94 - 3321-8233]
sudeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL OESTE
Rua Dom Amando, nº 1310
Bairro: Santa Clara - Santarém/PA
CEP: 68010-080
[93 - 3522 7374]
oeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h