Mensagem do Presidente - outubro 2012
 

Prezados(as) colegas,

O ritmo de atividades no mês de outubro foi bastante intenso. No dia 08 de outubro despachei na seccional de Marabá atendendo a demanda de farmacêuticos e empresários daquela região.

No dia 17.10 participei do VIII ENCONTRO NACIONAL DE COORDENADORES DE CURSOS DE FARMÁCIA, onde foram abordados temas voltados à formação dos novos farmacêuticos e discutidas as ações que os CRFs tomarão para que possam ajudar nesse processo de formação não somente acadêmica, mas também cidadã.

No dia 18.10 participei da plenária do Conselho Federal de Farmácia para discutir as ações relacionadas ao estado do Pará.

Nos dias 22 e 23.10 participei na qualidade de organizador do I ENCONTRO NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE DE PRESIDENTES DOS CONSELHOS REGIONAIS DE FARMÁCIA, que teve a adesão de 18 estados. Este foi, sem dúvida, um momento importante para a uniformização de procedimentos das regiões limítrofes, pois muitas questões políticas relacionadas à inserção do farmacêutico no mercado de trabalho público e privado foram elencadas. Os atos administrativos também foram alvo de excelentes debates envolvendo a atuação dos CRFs. Leia mais informações em www.crfce.org.br

Nos dias 25 e 26.10 estive na cidade de Redenção, visitando as instalações das Faculdades Integradas do Carajás, onde pude ministrar conferência sobre a importância e o papel do farmacêutico no mercado de trabalho para mais de 60 alunos e farmacêuticos presentes. Durante a visita ao município, também reuni com o prefeito eleito Vanderlei Coimbra e conversei sobre as estratégias para o uso racional de medicamentos alicerçado na presença do farmacêutico, tanto nas UMS quanto na vigilância sanitária e nas drogarias. A conversa foi muito produtiva e o CRF se dispôs a enviar equipe ao município para preparar um diagnóstico e, assim, auxiliar na promoção de nosso conceito junto à sociedade naquela região.

Hoje (30.10), em Plenária, definimos a realização do concurso público que o CRF irá fazer, oportunizando vagas em diversas áreas, em especial para a fiscalização que será regionalizada, tendo vagas para lotação em Belém, Marabá e Santarém. Em breve, após a adoção das medidas administrativas cabíveis, iremos divulgar o Edital, que sairá ainda este ano.

Para além da agenda de compromissos, tivemos a oportunidade de oferecer capacitação aos funcionários do CRF/PA, com o objetivo de mantê-los informados e qualificados para prestar um excelente atendimento ao público. No dia 19.10, todos os funcionários do Conselho participaram de um treinamento com o Dr. Adilson Batista Bezerra, delegado da Polícia Federal e ex-chefe de inteligência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os funcionários discutiram sobre a responsabilidade criminal farmacêutica no combate à pirataria de produtos submetidos à Vigilância Sanitária. Apesar de não serem farmacêuticos, foi de extrema importância para os servidores obterem informações sobre a legislação que pune os crimes cometidos contra a saúde pública, uma vez que os mesmos atuam com autos de infração e a regularização do exercício da profissão. Assim, os funcionários poderão orientar, de forma esclarecedora, as partes envolvidas em comercialização de medicamentos.

Também neste dia participamos de uma reunião com o então candidato a Prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, o único que recebeu as nossas propostas de trabalho para a inserção dos farmacêuticos na SESMA e o pedido de melhorias de salários e condições de trabalho.

No mais, mais uma vez disponibilizamos no site do CRF/PA o parecer sobre a prescrição por odontólogos, enfermeiros e veterinários. A nota já havia sido divulgada no mês de junho, mas diante de muitas solicitações e questionamentos, reforçamos a publicidade do parecer do Conselho Federal de Farmácia sobre a prescrição de medicamentos por outras categorias de saúde.

Veja aqui o parecer.

Um forte abraço a todos.

DR. DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

“ZELANDO PELA PROFISSÃO FARMACÊUTICA A SERVIÇO DA SOCIEDADE”

::. Mensagem do Presidente
 
 
CENTRAL DE ATENDIMENTO
Av. Almirante Barroso, 788
Bairro: Marco - Belém/PA
CEP: 66090-000
[91-3239 9500]
crfpa@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL SUDESTE
Rod. Transamazônica, Km 2, Folha 32, Casa A. Bairro: Nova Marabá. Marabá-PA
CEP: 68507-765
[94 - 3321-8233]
sudeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL OESTE
Rua Dom Amando, nº 1310
Bairro: Santa Clara - Santarém/PA
CEP: 68010-080
[93 - 3522 7374]
oeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h