Mensagem do Presidente - Agosto/2016
 

Caros colegas farmacêuticos,

 

Como já é de praxe, o mês de Agosto - bem como a caminhada que trilhamos durante o segundo semestre de 2016 - vem sido marcada por uma intensa e profícua rotina de trabalho. Rotina que, graças a Deus, tem trazido frutos inenarráveis e grandes conquistas materializadas em direitos da categoria, uma jornada de educação continuada e atuações junto à categoria que fomentam diariamente a proximidade e união entre o Conselho e a comunidade acadêmica e profissionais.

 

Logo no primeiro dia do mês, já tive a oportunidade de participar de reunião, na sede do CRF/PA, com as coordenações do curso de Farmácia das principais Instituições de Ensino Superior da região metropolitana de Belém. Com a presença do CESUPA, FIBRA E FCAT/Estácio e Cosmopolita. No momento, tivemos a oportunidade de abordar o 6º Congresso Norte & Nordeste de Ciências Farmacêuticas e a importância da participação dos acadêmicos em tal evento, bem como a submissão de trabalhos como parte da formação acadêmica. Além disso, pudemos também estabelecer a maneira mais viável para traçar um plano de trabalho de pesquisa conjunto entre docentes e discentes, estreitando ainda mais os laços entre a comunidade acadêmica paraense e o CRF/PA - que prepara-se para abrigá-los como profissionais.

 

Ainda falando sobre a Academia, dedicamos o dia 22.09 justamente aos nossos futuros colegas de profissão. Pela manhã, participei da 4º edição - segunda em Belém - do Curso de Aprimoramento Futuros Farmacêuticos, momento especial no qual, junto com colegas excepcionais, tive oportunidade de compartilhar um pouco da vivência profissional e opções de atuação aos futuros colegas que adentrarão o mercado de trabalho. Após o evento, a pedido do Centro Acadêmico de Farmácia da IES segui para o Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA) acompanhando o Dr. Walter Jorge João, onde abordamos rumos e perspectivas profissionais. Tais eventos sempre reenergizam e reforçam a vontade de continuar seguindo em frente, afinal, sempre muito bom estar perto da comunidade acadêmica. É a eterna renovação de um sentimento e é gás que se faz necessário em determinados momentos da vida.

 

No mês de Agosto também alcançamos mais uma vitória importante para a nossa categoria: no dia 8.08, foi aprovado o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em São Miguel do Guamá, garantindo a integralidade na assistência farmacêutica na região. A implementação do TAC na região é sempre motivo de grande satisfação e alegria afinal podemos assegurar à população atendimento adequado, fato que reforça o entendimento da sociedade da importância do papel farmacêutico e, consequentemente, aumenta a oferta de vagas aos profissionais farmacêuticos.

Já dia 09.08 estive no 1º Workshop em Áreas de Atuação Farmacêutica, realizado na Faculdade Integrada Brasil Amazônica (FIBRA), evento inédito na nossa cidade e de extrema relevância, afinal, pudemos apresentar o panorama atual do mercado, com as possíveis vias de campos de atuação que a profissão farmacêutica nos oferece em âmbito regional e nacional.

 

Estive em Brasília, nos dias 17 e 18, onde acompanhei a 449º Plenária do Conselho Federal de Farmácia e pude presenciar - mais uma vez - o ativismo do nosso presidente, Dr. Walter Jorge João e de todo o time de peso que compõe o Plenário do CFF e trabalha arduamente em prol da categoria farmacêutica em âmbito nacional. Um dos momentos mais relevantes foi marcado pela presença do desembargador do Tribunal Regional Federal da 4º Região, João Pedro Gebran Neto, que foi homenageado pela atuação exemplar na área da saúde pública e valorização da categoria farmacêutica no âmbito da judicialização. Agradeço a oportunidade que tive de mais uma vez acompanhar os processos e conquistas em favor da profissão.

 

Em um saldo mensal, percebemos que em Agosto demos um salto nas atividades de educação continuada. Foram três Cursos de Atualização Farmacêutica realizados em municípios da região com palestras de profissionais altamente capacitados - em Marabá e Parauapebas no dia 19.08 e em Altamira no dia 26.08. Ambos com significativa adesão dos profissionais das regiões. E a tendência é o crescimento exponencial em favor da profissão!

 

Enfim, aproveito também o espaço para fazer um convite à comunidade farmacêutica e toda sociedade: a terceira edição da ação Farmacêutico Pai D'Égua em Belém será realizada nos próximos dias 23 e 24.09, no Castanheira Shopping Center. Além de prestar serviços à sociedade e salvaguardar o meio ambiente, teremos a oportunidade de comemorar o Dia Internacional do Farmacêutico juntos! Conto com você!

Um forte abraço a todos.

DR. DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

“ZELANDO PELA PROFISSÃO FARMACÊUTICA A SERVIÇO DA SOCIEDADE”

 

::. Mensagem do Presidente
 
 
CENTRAL DE ATENDIMENTO
Av. Almirante Barroso, 788
Bairro: Marco - Belém/PA
CEP: 66090-000
[91-3239 9500]
crfpa@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL SUDESTE
Rod. Transamazônica, Km 2, Folha 32, Casa A. Bairro: Nova Marabá. Marabá-PA
CEP: 68507-765
[94 - 3321-8233]
sudeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL OESTE
Rua Dom Amando, nº 1310
Bairro: Santa Clara - Santarém/PA
CEP: 68010-080
[93 - 3522 7374]
oeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h