Mensagem do Presidente - Setembro/2016
 

Caros colegas,

O mês de setembro já é simbólico para nossa categoria em todo o país e mundo por termos a oportunidade de comemorar, juntos, o Dia Internacional do Farmacêutico e falar em uníssono. Porém, para o estado do Pará, esse mês ganhou um gosto mais especial - a (já tradicional) realização do Farmacêutico Pai D'Égua, ação já consolidada como uma referência nacional e mais uma vez mudando a vida de milhares pessoas.

Realizado nos dias 23 e 24, no Castanheira Shopping Center, a quinta edição - terceira em Belém - do evento atendeu mais de 150 mil pessoas (entre exames, orientação farmacêutica, conscientização, descarte de medicamentos e toda a gama de serviços que oferecemos nas 24h de evento), conscientizando-as sobre a importância da nossa profissão para a sociedade e sobre o uso e descarte adequado de medicamentos. Além de conscientizar, mantivemos o teor social ofertando gratuitamente testes básicos como medição de índice glicêmico; aferição de pressão arterial; testes rápidos de Hepatites B e C e sífilis; além da consulta e orientação farmacêutica - extremamente inseridas na nova realidade clínica do profissional farmacêutico. Dessa forma, protegemos o meio ambiente, garantimos à sociedade o direito de contar com o farmacêutico e mostramos nosso papel como aliado principal da população.

O Pai D'Égua também é um momento especial para os futuros colegas que participaram como voluntários e tiveram a oportunidade de vivenciar de perto as ações da profissão e o contato com o público. É gratificante perceber o engajamento desses jovens em levar informação a todos que passavam pelo local.  Outra comprovação de sucesso foi o recorde de medicamentos arrecadados: foram mais de 360kg de medicamentos fora da validade ou em desuso, doados pelos transeuntes e pela gincana promovida entre diversas IES da região metropolitana.

Só posso agradecer a todos que participaram conosco e, ao longo dessa caminhada, transformaram um sonho em realidade. Enfim, após os dois dias de evento, segui para Santarém para participar da décima edição do Curso de Atualização Farmacêutica, no dia 26.09. Na ocasião, tive a oportunidade de parabenizar presencialmente os colegas de profissão pelo recém-comemorado dia da nossa profissão, prestar contas e emoldurar o atual panorama da nossa categoria além de, claro, convidar os mais de 250 presentes no evento a participar do 6º Congresso Norte & Nordeste de Ciências Farmacêutica.

No dia seguinte, estive presente no lançamento oficial da Academia de Desenvolvimento Farmacêutico aos colegas da Big Ben. O lançamento uniu os colegas em um momento com temática extremamente oportuna: a importância do atendimento e serviço farmacêutico. Dias após o Pai D'Égua, momento no qual percebemos mais do que nunca a importância da humanização no atendimento, é imprescindível citar a necessidade de cuidar do próximo.

No início do mês também tive a oportunidade de estar em Tucuruí para mais um Plantão da Diretoria, em busca de alinhar processos administrativos e de fiscalização. Na oportunidade, pudemos conversar acerca da necessidade de ações do Farmacêutico Pai D'Égua na região, como forma de dar continuidade à caminha de interiorização do projeto que pretende tomar conta do Pará nos próximos anos.

Outubro já começou e com muito trabalho - e posso dizer que é só o começo!

Um forte abraço a todos.

DR. DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

“ZELANDO PELA PROFISSÃO FARMACÊUTICA A SERVIÇO DA SOCIEDADE”

::. Mensagem do Presidente
 
 
CENTRAL DE ATENDIMENTO
Av. Almirante Barroso, 788
Bairro: Marco - Belém/PA
CEP: 66090-000
[91-3239 9500]
crfpa@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL SUDESTE
Rod. Transamazônica, Km 2, Folha 32, Casa A. Bairro: Nova Marabá. Marabá-PA
CEP: 68507-765
[94 - 3321-8233]
sudeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL OESTE
Rua Dom Amando, nº 1310
Bairro: Santa Clara - Santarém/PA
CEP: 68010-080
[93 - 3522 7374]
oeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h