Mensagem do Presidente - Outubro/2016
 

Prezados colegas farmacêuticos,

O mês de outubro foi de significativa relevância para a categoria farmacêutica da capital paraense - lutamos juntos em clima de greve por melhores condições e ajustes salariais para os profissionais da farmácia comunitária. Paralelo a essa mobilização, realizamos outras atividades de crescimento profissional.

O início do mês contou com uma grande vitória para todos nós - principalmente para o município de Bragança que teve, no dia 5.10., o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado, promovendo a integralidade da assistência farmacêutica nos estabelecimentos, beneficiando a população que será assistida de maneira correta e à categoria que se fortalece cada vez mais. O TAC representa um avanço para todas as partes e lutaremos para expandi-lo a todo estado do Pará.

Finalizando as ações do Farmacêutico Pai D'Égua, no dia 10 de outubro pude celebrar, junto aos colegas que materializavam o sonho do Farmacêutico Pai D'Égua - mais um evento bem sucedido. Em cerimônia com todos os participantes voluntários, me alegrou imensamente perceber que o ser Pai D'Égua se tornou um estado de espírito para toda a comunidade farmacêutica. Também tive a oportunidade de entregar o II Prêmio Farmacêutico Pai D'Égua ao nosso querido Dr. Armando Marçal Filho - a quem sou muito grato pelo legado e aprendizado.

Outubro também me deu uma grande satisfação ao ser convidado para ser paraninfo na solenidade de outorga de grau à turma de Farmácia da Universidade Federal do Pará, realizado no dia 17.10. Além de acompanhar diversos futuros colegas que tomarão as ruas como profissionais farmacêuticos, pude renovar meu juramento - que fiz, por uma feliz coincidência, há pouco mais de 15 anos.

Voltando ao movimento da greve, no período de 18 a 26 de outubro, tive a oportunidade de estar ao lado do Sindicato dos Farmacêuticos do Pará - que estiveram a frente das mobilizações - e dos profissionais da farmácia comunitária na luta por direitos. dignidade e mais prerrogativas para a nossa profissão. Juntos em paralisações, passeatas e assembleias, pude presenciar o fervor e ânsia dos colegas pela mudança do cenário em que se encontravam.

Nem todas as redes de farmácia atenderam satisfatoriamente os profissionais e foi preciso deflagrar estado de greve de acordo com a diretoria de SINFAR, seguindo as atividades de mobilização para pressionar a drogaria a se comprometer em providenciar os direitos requeridos.

Após muita luta e dedicação por parte do Sindicato e dos colegas farmacêuticos, conseguimos, no dia 26.10., vencer mais uma batalha e alcançar os direitos reivindicados. Mas que estejamos sempre imbuídos da vontade de vencer. Que tal momento seja uma oportunidade de avaliar onde estamos e para onde queremos ir. Eu quero ir além e ver a profissão indo também. Parabenizo o SINFAR/PA que articulou a mobilização e que vem mostrando crescimento extensivo ao longo dos anos, belíssima ação! E que nós apoiemos sempre as ações desses que lutam pelo respeito da nossa categoria.

Por fim e nada menos importante, outubro também foi um mês para darmos continuidade às atividades administrativas do CRF/PA. Dessa forma, pude estar presente em mais um Plantão da Diretoria, desta vez realizado no município de Altamira. Com o intuito de alinhar procedimentos administrativos fiscais que, por momentos, chegaram a prejudicar os atos farmacêuticos no município, contamos com intensa participação dos colegas em mais um momento de parceria entre entidades farmacêuticas e a categoria no estado do Pará.

Depois das intensas atividades e vitórias de outubro,novembro já chega com muito trabalho e preparação para o 6º Congresso do Norte & Nordeste de Ciências Farmacêuticas, realizado entre nos dias 23 e 25 de novembro - o qual aproveito o espaço para convidar estudantes e profissionais formados a participar do maior evento farmacêutico da região no ano de 2016.

Um forte abraço a todos.

DR. DANIEL JACKSON PINHEIRO COSTA

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará

“ZELANDO PELA PROFISSÃO FARMACÊUTICA A SERVIÇO DA SOCIEDADE

::. Mensagem do Presidente
 
 
CENTRAL DE ATENDIMENTO
Av. Almirante Barroso, 788
Bairro: Marco - Belém/PA
CEP: 66090-000
[91-3239 9500]
crfpa@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL SUDESTE
Rod. Transamazônica, Km 2, Folha 32, Casa A. Bairro: Nova Marabá. Marabá-PA
CEP: 68507-765
[94 - 3321-8233]
sudeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL OESTE
Rua Dom Amando, nº 1310
Bairro: Santa Clara - Santarém/PA
CEP: 68010-080
[93 - 3522 7374]
oeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h