Mensagem do Presidente - junho/2017
 

Caros colegas farmacêuticos,

Com o fim de junho, encerramos um semestre de atividades intensas e vantajosas para nossa categoria. E junho não ficou pra trás, repleto de eventos que engradeceram a nossa profissão e qualificaram nossos profissionais. Mais uma vez fomos além, com TAC’s e cursos de atualização onde nunca antes tínhamos chegado. E claro, também pudemos contemplar a nossa categoria num grande momento de festividade.

Estamos, é claro, falando a maior homenagem da categoria farmacêutica do estado: a Solenidade dos Farmacêuticos. Realizado no dia 3.06, foi um momento único de congraçamento da nossa profissão, em que pudemos estar prestigiando os colegas que mais se destacaram no ano de 2016. Em tempos de evoluções e conquistas, momentos de união como esses mostram que o cuidado farmacêutico é nosso combustível para fazer a diferença.

No dia 8.06 me dirigi a Santarém para uma série de eventos, ao que de início pude prestigiar a formação de mais uma turma de colegas Farmacêuticos formados pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). E só posso dizer que me sinto agradecido pela oportunidade de renovar meus laços e compromissos com a profissão farmacêutica, por me reenergizar com os espíritos novos que se uniram à bela arte de ser farmacêutico.

Os dois dias seguintes foram destinados a realização de mais uma ação do Farmacêutico Pai D’Égua. No dia 9.06, participei da preparação dos colegas voluntários no treinamento organizado pelo Grupo de Trabalho Pai D’Égua, que abriram mão de atividades individuais pensando na sociedade. No dia seguinte, 10.06, ocorreu a terceira edição do Farmacêutico Pai D’Égua na região.

Recolher 676kg foi alarmante. Mas mostrou tanto o comprometimento da sociedade em dar um passo rumo à diferença, quanto tranquiliza saber que retiramos mais de meia tonelada de medicamentos cujo destino seria incerto.

Logo voltando a Belém, pude me reunir, no dia 12.06, com o Procurador-Geral de Justiça do Estado, Dr. Gilberto Valente Martins, que gentilmente nos recebeu para discutir a inclusão do farmacêutico no sistema de justiça do estado em diferentes sentidos. Juntos conversamos sobre a necessidade de garantia do cumprimento da Resolução 298/2016 do CNJ, que permite a participação do farmacêutico no Comitê Estadual de Saúde como colaborador do núcleo de apoio técnico ao Poder Judiciário, ressaltando principalmente que a sociedade vai ser sempre a maior beneficiada com a prestação de serviços prestadas pela nossa categoria. Agora é trabalhar para que esses pequenos passos tragam grandes resultados palpáveis e favoráveis à profissão farmacêutica e à sociedade.

No dia seguinte, participei de mais uma atividade junto aos estudantes de farmácia da UNAMA, no Ciclo de Palestras da Universidade da Amazônia, falando um pouco sobre o Panorama da Profissão Farmacêutica no estado do Pará. Na oportunidade, pude debater a respeito das áreas de atuação do profissional farmacêutico, o conhecimento das diversas potencialidades que o estado oferece à categoria e, também, interagir com os alunos da IES.

Já no dia 14.06, pude representar o CRF/PA em uma reunião proposta por nós e que motivou o encontro entre as autoridades da Vigilância Sanitária, Secretaria de Saúde, Câmara Municipal, empresários do setor farmacêutico e os farmacêuticos do município de Parauapebas. Tratamos sobre a Lei que institui o Plantão obrigatório nas Farmácias do município, que deverão funcionar 24h/dia em regime de Plantão Noturno. Ao final, conseguimos a revisão adequada do Projeto de Lei que prevê a obrigatoriedade da iniciativa do Plantão Farmacêutico. Queremos adaptá-la de forma que esta ofereça, sim, serviços à população, oportunizando a aplicabilidade adequada da Lei 13.021/2014. E, também, tratando a segurança da população e do profissional com a devida importância.

Das ações já consagradas pelo CRF/PA, tivemos a oportunidade de assinar mais um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) – dessa vez no município de Itupiranga, que agora passa a contar com assistência farmacêutica de forma integral durante o horário de funcionamento dos estabelecimentos, aumentando assim, a prestação de serviços à população.

Outro evento foi a terceira edição do Curso de Atualização Farmacêutica realizado em Barcarena, no dia 19.06. Momento em que tive a oportunidade de conversar com os colegas do município e a honra de cumprir a promessa feita na última edição do Plantão da Diretoria - um curso nos padrões de qualidade do CRF/PA.

No dia 29.06, me desloquei até Marabá e convoquei em nome do CRF/PA, todos os proprietários e Farmacêuticos de Marabá, bem como as principais autoridades sanitárias do município para discutir situações relacionadas ao desempenho profissional dos colegas da região. Saímos de lá com um momento extremamente positivo de construção. Momento em que pudemos mostrar para a sociedade de forma geral que a presença do farmacêutico é imprescindível para a sociedade.

Por fim, no dia 31.06, realizamos a décima edição do Ciclo de Conferências em Ciências Farmacêuticas do Sul do Pará, no município de Redenção. Tivemos a oportunidade de receber grandes autoridades técnicas da profissão farmacêutica no Brasil e mostrar novos potenciais, caminhos e momentos da profissão e a importância do empreendedorismo - e hoje pude estar presente e acompanhar o momento junto aos colegas.

::. Mensagem do Presidente
 
 
CENTRAL DE ATENDIMENTO
Av. Almirante Barroso, 788
Bairro: Marco - Belém/PA
CEP: 66090-000
[91-3239 9500]
crfpa@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL SUDESTE
Rod. Transamazônica, Km 2, Folha 32, Casa A. Bairro: Nova Marabá. Marabá-PA
CEP: 68507-765
[94 - 3321-8233]
sudeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL OESTE
Rua Dom Amando, nº 1310
Bairro: Santa Clara - Santarém/PA
CEP: 68010-080
[93 - 3522 7374]
oeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h