Mensagem do Presidente - Agosto/2017
 

Caros colegas de profissão,

 

Mais um mês que me reporto a vocês para falar sobre as atividades realizadas mensalmente. Agosto foi um mês extremamente agitado e importante, não apenas para a categoria, mas também para a sociedade. Conseguimos implementar novos projetos, como o Farmacêutico na Ilha, além de levar até o interior do estado informações sobre consultórios farmacêuticos.

 

Primeiramente gostaria aqui de falar de um trabalho dignificante e que foi motivo de muito orgulho: o Farmacêutico Pai D’Égua na Ilha. No dia 12.08, o CRF/PA, junto com mais de 30 voluntários, entre farmacêuticos e estudantes, marcamos presença na Ilha Grande, aos redores de Belém. Na ocasião, levamos até as comunidades da região atendimento básico de saúde, testes gratuitos de glicose, pressão e hepatite B e C, além da coleta de medicamentos em desuso e orientação sobre o descarte correto.

 

Foi indescritível olhar para as pessoas sem assistência e cuidado, e poder oferecer um pouco dos serviços farmacêuticos, mostrando a suma importância da nossa profissão. Nós, farmacêuticos, ainda termos muito o que oferecer pela sociedade do estado do Pará. E em oportunidades como essas podemos fazer a diferença.

 

Realizei também, junto a membros da Diretoria, Plantões da Diretoria em Capanema (10.08) e Castanhal (14.08). Os Plantões são de extrema relevância para alinhar algumas questões relacionadas à fiscalização, divergências de interpretação no que diz respeito às resoluções profissionais e sanitárias. Em Castanhal, tive a oportunidade de debater mais sobre as propostas de empreendedorismo a partir das Cooperativas de atividades farmacêuticas.

 

No dia 16.08, estive na Assembleia Legislativa do Pará para reunir com o presidente da Comissão de Saúde da ALEPA, o Dep. Jacques Naves, para discutir o Projeto de Lei de Serviços Farmacêuticos apresentado pelo Dep. Milton Campos, em 2016. O debate que leva à construção de uma moderna legislação para as farmácias e drogarias do estado foi muito positivo. E, após intensas discussões, o Deputado comprometeu-se a emitir parecer favorável ao Projeto de Lei de Serviços Farmacêuticos no Pará!

 

No dia seguinte (16.08) demos início a um novo trabalho no CRF/PA para garantir o cumprimento efetivo do Art. 11 da Lei 13.021/14 pelas instâncias públicas do Pará. Apresentamos o relatório das inspeções realizadas das Unidades de Saúde de Santarém para a Promotoria Municipal. 97% das Unidades de Santarém não tem condições para o desenvolvimento adequado das atividades do farmacêutico. E é em favor do farmacêutico que o Conselho vai lutar e brigar.

 

Para finalizar, desempenhamos uma verdadeira maratona pelo interior do estado, levando até os municípios de Castanhal (24.08), Paragominas (24.08), Tucuruí (26.08), Redenção (28.08) e Parauapebas (29.08) o projeto Farmacêuticos S.A. Com a abordagem de consultórios farmacêuticos, os cursos foram ministrados pelo Dr. Paulo Vicente, a quem sou muito grato, e lotou as salas pelas quais passamos. 

 

A caminhada foi longa, mas tenho a certeza que foi extremamente produtiva tanto para nós, quanto para os farmacêuticos da região. Agradeço a todos que seguem firme ao lado do CRF/PA, colaborando para o crescimento da categoria em todo o estado. Com Deus à frente e foco no projeto e tudo dará certo.

::. Mensagem do Presidente
 
 
CENTRAL DE ATENDIMENTO
Av. Almirante Barroso, 788
Bairro: Marco - Belém/PA
CEP: 66090-000
[91-3239 9500]
crfpa@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL SUDESTE
Rod. Transamazônica, Km 2, Folha 32, Casa A. Bairro: Nova Marabá. Marabá-PA
CEP: 68507-765
[94 - 3321-8233]
sudeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL OESTE
Rua Dom Amando, nº 1310
Bairro: Santa Clara - Santarém/PA
CEP: 68010-080
[93 - 3522 7374]
oeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h