Mensagem do Presidente - Agosto/2018
 

Caros colegas farmacêuticos,

Chegamos ao fim de mais um mês de muito trabalho e muitas conquistas em prol da categoria farmacêutica do estado do Pará.

Dando início as atividades, no dia 02.08, realizamos o Plantão da Diretoria no município de Jacundá. Reuni com 19 dos 20 farmacêuticos do município para avaliar os primeiros momentos do TAC, as dificuldades, as desconfianças e os processos de amadurecimento e implementação da presença farmacêutica nas farmácias e drogarias do referido município.

Retornando à capital, no dia 03.08, tive uma conversa com os representantes dos Conselhos da área da saúde para pautar sobre o concurso público da Prefeitura de Belém, Educação à Distância e demais assuntos pertinentes a área da saúde, juntamente com o Conselheiro Regional, Dr. Ricardo Vieira.

Já no dia 08.08, uma grande ação foi concretizada! Apresentei ao Deputado Estadual, Dr. Jaques Neves, uma minuta do Projeto de Lei que visa regulamentar os cursos de farmácia na modalidade Ensino a Distância (EaD) no Pará. Um brilhante texto escrito pelo docente e Conselheiro do CRF/PA, Dr. Ricardo Vieira, e prontamente acolhido pelo Dr. Jaques, também presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (ALEPA), que se comprometeu a apresentar o projeto em plenária para que possamos - dentro da nossa jurisdição - revogar o retrocesso que o EaD representa à nossa profissão.

No dia seguinte, me desloquei à região nordeste do Pará para a realização do 2º Curso de Atualização Farmacêutica na região do Salgado e posterior Plantão da Diretoria em Salinas. Fiquei muito feliz com a adesão dos colegas de Capanema, Bragança e Salinas em mais um momento de capacitação. Posteriormente retornei à Capanema para reunião com o Ministério Público para solicitar providências sobre o fato das unidades públicas de saúde do município não contarem com a presença do farmacêutico - fato notadamente conhecido pela administração pública.

Durante o sábado do dia 11.08, realizamos o projeto Farmacêutico Pai D’Égua na Ilha do Murutucu – uma região muitas vezes carente de atendimentos de saúde. A ação foi realizada em parceria com a Sociedade Bíblica Brasileira, pela segunda vez consecutiva, e atendeu cerca de 50 moradores da região - momento dos voluntários doarem um pouco do "Perfume de Deus" aos pacientes.

O dia 16.08, foi o primeiro dia de preparativos para a ação do Farmacêutico Pai D’Égua em Santarém - foi um sucesso! Grande repercussão na mídia regional, rádio com debates sobre a importância da ação e cobertura televisiva pré-evento. Pois esta é a maior ação da categoria farmacêutica do estado do Pará.

No dia seguinte, os farmacêuticos e acadêmicos de Farmácia da região oeste do Pará se reuniram para atender mais de 5 mil pessoas que passaram pelo Paraíso Shopping. Um Farmacêutico Pai D’Égua mais amplo, com mais serviços, mais oferta e mais cuidado com a população de Santarém e toda a região do oeste do estado. Quase 200kg de medicamentos vencidos retirados das casas das pessoas par descarte correto.

Caminhando para o final do mês, realizamos mais uma edição do Farmacêuticos S/A - dessa vez no município de Parauapebas - recebendo também os colegas de Canaã dos Carajás e região. Um evento destinado a mudar a vida dos nossos colegas, fazendo com que eles pensem de maneira empreendedora, que enxerguem os desafios do dia a dia como novas oportunidades, entendendo que a profissão farmacêutica é extremamente forte e precisa de profissionais igualmente fortes, comprometidos e capacitados.

Agradeço a confiança de todos os colegas de profissão que caminharam junto comigo esse mês! Foco no projeto e Deus no comando sempre para buscarmos mais conquistas para nossa profissão!

::. Mensagem do Presidente
 
 
CENTRAL DE ATENDIMENTO
Av. Almirante Barroso, 788
Bairro: Marco - Belém/PA
CEP: 66090-000
[91-3239 9500]
crfpa@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL SUDESTE
Rod. Transamazônica, Km 2, Folha 32, Casa A. Bairro: Nova Marabá. Marabá-PA
CEP: 68507-765
[94 - 3321-8233]
sudeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL OESTE
Rua Dom Amando, nº 1310
Bairro: Santa Clara - Santarém/PA
CEP: 68010-080
[93 - 3522 7374]
oeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h