Mensagem do Presidente - Setembro/2018
 

Caros colegas farmacêuticos,

Chegamos ao fim de mais um mês. E que mês! Setembro foi extremamente ativo, especial e, sobretudo, recompensador. Com diversas ações, projetos, avanços e conquistas para a categoria farmacêutica do estado do Pará, setembro se destacou em 2018.

Logo no início do mês, de 02 a 06, tive a oportunidade de participar, juntamente com o Conselheiro Dr. Ricardo Vieira, da 78º Edição do Congresso Mundial de Ciências Farmacêuticas da Federação Internacional de Farmácia - evento que reuniu mais de 3.000 farmacêuticos, pesquisadores e entidades mundiais  para debater formas de ampliar e qualificar o papel do farmacêutico.

Simultaneamente, acontecia a primeira edição do "Farmacêutico Pai D’Égua" na cidade de Castanhal, nordeste paraense. De forma inédita, o evento se estendeu durante os oito dias de programação da Exposição Agropecuária de Castanhal (Expofac) – que completou 50 anos de tradição. Uma experiência única e que, graças ao trabalho de uma equipe voluntária extremamente competente e dedicada, foi uma grande sucesso!

Caminhando para metade do mês, realizamos o Plantão da Diretoria em Conceição do Araguaia. Na ocasião, foi realizado um balanço dos impactos que a assinatura do TAC (2016) trouxe para o município, a exemplo do aumento de profissionais farmacêuticos, que passou  de 18 para 27 em apenas dois anos - evidenciando a oferta de empregos a partir do TAC.

Retornei em Castanhal no dia 18.09, para votação na Câmara dos Vereadores do Projeto de Lei que permitiu a criação do Dia Municipal do Farmacêutico, no dia 30.01 - data de assinatura do TAC em Castanhal! Apresentado pelo vereador Rafael Galvão, que abraçou a causa, a votação foi unanime entre os presentes, representando os avanços, as vitorias, excelentes combates e, acima de tudo, o reconhecimento da profissão farmacêutica.

No dia seguinte, 19.09, tive a oportunidade de me reunir com mais de 200 voluntários para a quinta edição do projeto Farmacêutico Pai D'Égua - que se propõe a inovar cada vez mais. E foi assim que os dias 21 e 22.09 se tornaram especiais e inesquecíveis. Cinco anos de uma ação que despertou a sociedade e a categoria farmacêutica para o debate sobre o descarte consciente de medicamentos vencidos e/ou em desuso. Foi realizada a V edição do projeto Farmacêutico Pai D’Égua em Belém, no shopping Castanheira - e que pretendemos apresentar para o mundo inteiro.

No dia 25.09, foi uma satisfação poder celebrar o Dia Internacional do Farmacêutico em um bonito café da manhã na sede do CRF/PA. Tenho certeza que o mesmo sentimento de alegria presenciado, foi também compartilhado entre colegas de Santarém e Marabá - que também estiveram presentes nessas atividades matinais.

Dando continuidade na agenda administrativa de setembro, estive em Brasília, no dia 28.09, participando da plenária do CFF, discutindo a proposta do novo processo eleitoral, enviada aos CRF’s recentemente. Comunico que a nossa proposta de redução da multa foi parcialmente contemplada, se estabelecendo em 25% do valor da anuidade. Conseguimos também manter o envio das senhas por correios e o prazo de 48 horas de votação, o que consideramos saudável para o processo democrático nas eleições.

E não poderíamos deixar a de finalizar um mês tão intenso como setembro sem a principal homenagem à categoria farmacêutica - a Solenidade do Farmacêutico! Realizada no dia 30.09, no Armazém 500, em Belém, foi um momento de agradecer e reconhecer os colegas farmacêuticos por tudo que fizeram e fazem pela sociedade no estado do Pará. Todo e qualquer trabalho foi recompensado ao ver o sorriso e a alegria dos quase mil farmacêuticos que estavam presentes. Muito obrigado a todos que puderam ir e celebraram a união e os avanços da categoria farmacêutica.

Por fim, agradeço a Deus pelas vitórias e conquistas desse mês e já seguimos com o planejamento para o fim de 2018 e para o 2º Congresso Pan-Amazônico de Ciências Farmacêuticas, pois o trabalho por aqui nunca para! Com Deus a frente e foco no projeto, desejo um ótimo outubro de círio para todos!

::. Mensagem do Presidente
 
 
CENTRAL DE ATENDIMENTO
Av. Almirante Barroso, 788
Bairro: Marco - Belém/PA
CEP: 66090-000
[91-3239 9500]
crfpa@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL SUDESTE
Rod. Transamazônica, Km 2, Folha 32, Casa A. Bairro: Nova Marabá. Marabá-PA
CEP: 68507-765
[94 - 3321-8233]
sudeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
SECCIONAL OESTE
Rua Dom Amando, nº 1310
Bairro: Santa Clara - Santarém/PA
CEP: 68010-080
[93 - 3522 7374]
oeste@crfpa.org.br
Horário de Funcionamento: 9h às 17h